Tempo

Ciclone bomba: entenda o fenômeno que atingiu o Sul do país

Fenômeno gerou vendavais em diversas cidades além de volumes elevados de chuva e queda de granizo

A passagem de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, trouxe grandes transtornos para o Sul do Brasil nesta terça-feira, 30. O fenômeno gerou vendavais em diversas cidades além de volumes elevados de chuva e queda de granizo. Em um vídeo, o telespectador Edson Santana da Silva, de Toledo (PR), mostra a chegada de nuvens carregadas de chuva.

De acordo com a Somar Meteorologia, um ciclone é um intenso sistema de baixa pressão atmosférica (onde os ventos giram no sentido horário), e que se forma muitas vezes na costa da região Sul . Eles recebem os nomes de tropicais, extratropicais ou subtropicais dependendo da região de formação e alguns outros fatores mais complexos. A pressão no centro de um ciclone é medida em ”hPa” (hectopascal).

A formação deste ciclone extratropical na terça-feira é bastante comum nesta época do ano e está associado com a formação de frentes frias. “O que não é tão comum, é a queda rápida de pressão no centro do ciclone, como aconteceu”, disse a Somar Meteorologia

Um ciclone ‘bomba’ nada mais é do que uma área de baixa pressão, que apresenta uma queda mais rápida na pressão atmosférica de 24 hPa ou mais em um período de 24 horas. “Este fator é o que diferencia um ciclone normal e um ciclone ‘bomba’.