Tempo

Ciclone e tempestade marcam o começo da semana; veja onde vai ter chuva

Confira a previsão do tempo para todas as regiões brasileiros nesta segunda e terça-feira

Confira como ficam as condições do tempo neste início de semana, de acordo com a Climatempo. Saiba onde vai ter chuva em todas as regiões do Brasil.

Segunda-feira (6)

Sul

Mais áreas da região ficam com tempo firme ao longo do dia: a metade oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, assim como o oeste e sul do Paraná.

Nas demais áreas da região, o ciclone ainda favorece as nuvens de chuva. As pancadas podem ocorrer a qualquer hora no Rio Grande do Sul, de Rio Grande a Bom Jesus, incluindo Porto Alegre. Em Santa Catarina, podem ser registradas em áreas do planalto e no litoral sul, bem como na Grande Florianópolis.

Nas demais áreas catarinenses e no Paraná, as chuvas estão previstas a partir da tarde.

 

Sudeste

A circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera estimula as nuvens de tempestades em São Paulo e Minas Gerais, como em Campinas, Ribeirão Preto, Franca, em território paulista, e no sul e Triângulo Mineiro.

Deve haver chuva rápida e sem alertas no litoral norte do Espírito Santo. Nas demais áreas do estado, assim como no norte fluminense e do leste ao norte mineiro, o tempo é firme.

Nas demais áreas do Sudeste, as pancadas estão previstas a partir da tarde, podendo vir com raios.

 

Centro-Oeste

O dia começa com tempo firme e sol em grande parte da região. Por outro lado, a chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia, com aberturas de sol, no centro-norte de Mato Grosso do Sul, bem como em Campo Grande.

Nas demais áreas da região, entre a tarde e a noite, há previsão para pancadas de chuva, que podem vir com raios e rajadas de vento, incluindo Cuiabá, Goiânia e Brasília.

 

Nordeste

Sol com chuva isolada e passageira em Salvador, Aracajú, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal. Já em São Luís e em Fortaleza, a chuva pode cair a qualquer hora do dia.

No oeste da Bahia e no interior do Ceará e do Maranhão, as pancadas estão previstas a partir da tarde e podem vir com raios.

 

Norte

A região registra ar quente e abafado. O dia pode começar com muitas nuvens e condições para pancadas de chuva, intercalando com períodos de sol, no leste do Amapá; extremo nordeste, oeste e sul do Pará; boa parte do Amazonas, incluindo Manaus; e no norte do Tocantins.

Em todas as demais áreas da região, há sol pela manhã com previsão para pancadas de chuva entre a tarde e a noite, que podem vir com raios e rajadas de vento, inclusive nas capitais.

 

Terça-feira (7)

Sul

O ciclone começa a enfraquecer, mas ainda atua e influencia o tempo em parte da região. A chuva pode cair a qualquer hora do dia no litoral sul gaúcho, na região de Rio Grande.

Na faixa leste do território gaúcho, na metade leste de Santa Catarina e em boa parte do Paraná, as pancadas podem ocorrer a partir da tarde.

O sol aparece em todas as áreas do Sul, mas permanece o dia todo em grande parte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e oeste e sul do Paraná.

 

Sudeste

As áreas com tempo firme diminuem, restringindo-se ao norte do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e do leste ao norte de Minas Gerais.

De Vitória ao norte capixaba, há sol com chuva passageira. Nas demais áreas da região, as pancadas podem ocorrer entre a tarde e a noite, com moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

O potencial para temporais fica mais forte do sul ao oeste de Minas Gerais.

 

Centro-Oeste

Desta vez, é o norte de Mato Grosso que fica com condições de chuva a qualquer hora do dia, com aberturas de sol.

Nas demais áreas da região, há sol e muito calor pela manhã. No entanto, a partir da tarde, há condições para pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento, incluindo Cuiabá, Campo Grande e Brasília.

O risco para temporais é maior no centro-sul e oeste de Goiás, bem como em Goiânia.

 

Nordeste

A umidade marítima e uma Zona de Convergência Intertropical espalham nuvens de chuva em boa parte da região.

Em Salvador, Aracajú e em Maceió, a chuva deve ser mais isolada e passageira, sem alertas. Por outro lado, no litoral sul da Bahia, incluindo Ilhéus, em Recife, litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará, a expectativa é de chuva desde o período da manhã. Mas o tempo não fica completamente fechado e há aberturas de sol.

No interior do Maranhão e do Piauí e no oeste da Bahia, as pancadas podem ter de moderada a forte intensidade, com raios, e estão previstas a partir da tarde.

 

Norte

O potencial para temporais aumenta no Pará e continua em áreas do Amazonas, como o leste e o norte, incluindo Manaus.

O dia pode começar com tempo mais fechado e com nuvens de chuva no centro-norte e no sudeste do Amazonas, em boa parte do Pará e no leste do Amapá. Apesar da condição de chuva a qualquer hora nessas áreas, pode haver períodos com sol.

Nas demais áreas do Norte, as pancadas podem ser de moderadas a fortes, e estão previstas a partir da tarde, inclusive nas capitais.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.