Tempo

Fim de 2019: cidades produtoras podem receber até 600 mm de chuva; saiba onde

Em contrapartida, de acordo com a Somar Meteorologia, algumas regiões produtoras já estão sofrendo com chuvas fracas e isoladas

A região Sul do país está sob influência de uma alta pressão atmosférica que acaba inibindo o aparecimento de chuvas. Segundo a Somar Meteorologia, enquanto isso, um corredor de umidade voltou a se formar desde o Sudeste até o Norte do Brasil por conta de uma frente fria na costa do Sudeste, e com isso, os fortes ventos estão dando suporte para fortes chuvas em praticamente todo o país.

“Temos previsão de acumulados entre 30 a 70 milímetros na região da Zona da Mata e regiões do Espírito Santo. Já no Sul do país, o tempo seco, irá provocar baixa na umidade do ar, irá persistir ao longo próxima semana”, afirma a meteorologista Heloísa Pereira.

De acordo com a Somar Meteorologia, é preciso ressaltar que algumas áreas do Rio Grande do Sul já estão sofrendo com a condição de chuvas fracas e isoladas. “Essa chuva não deve retornar com muita qualidade por enquanto não. É só no decorrer do início de janeiro, que algumas instabilidades com maiores intensidades retornam ao Brasil Central.

Viçosa, região do sul de Minas Gerais, também deve registrar chuvas fortes, com potencial inclusive para temporais nos próximos dias, com previsão de até 600 milímetros. Ainda na rota dos temporais, estão parte de Mato Grosso do Sul e a região de Rio Verde, no sul de Goiás.