Tempo

Confira a previsão do tempo para segunda e terça-feira

A meteorologia prevê novas ocorrências de temporais na região Sul, enquanto para o Sudeste a previsão é de temperaturas elevadas

Sul

A segunda-feira será marcada pela formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica sobre o estado do Rio Grande do Sul, o que provoca ainda chuva forte, temporais e rajadas de vento que variam de moderada a forte intensidade, especialmente no leste gaúcho. Os maiores acumulados são esperados para todo o litoral, RMPOA e Serra Gaúcha. Em Santa Catarina também chove na faixa leste, assim como no litoral do Paraná, onde a chuva alterna com períodos de céu nublado.

Para a terça, a chuva diminui significativamente no Rio Grande do Sul e a chance de novas precipitações fica restrita ao litoral do estado, assim como nos demais estados do Sul do país. Com o tempo firme predominando na região, as temperaturas voltam a subir. A previsão do tempo indica temperaturas próximas aos 40°C novamente no norte do Paraná.

Sudeste

No início da próxima semana, a chuva volta a diminuir no Sudeste do Brasil, e com isso as temperaturas voltam a subir. Pancadas isoladas e passageiras de chuva ficam restritas ao litoral paulista e todo o território fluminense, capixaba, sul de Minas, Zona da Mata e até mesmo na capital Belo Horizonte, mas de forma bem isolada e com baixos acumulados.

Na terça, a chuva diminui ainda mais e a massa de ar seco volta a predominar na região. As temperaturas também voltam a subir no Sudeste, podendo registrar novos recordes de temperatura no decorrer da semana.

Centro-Oeste

A semana começa com chuvas, que devem se espalhar entre áreas do oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A chuva ocorre de forma bem isolada e com baixos acumulados, mas vem acompanhada de trovoadas. As demais áreas do Centro-Oeste permanecem com tempo firme.

Para os próximos dias, o ar quente e seco persiste sobre o Brasil Central e não tem previsão para ir embora. Com isso, as tardes serão marcadas por calor intenso e baixos índices de umidade relativa do ar, que podem atingir níveis críticos.

Nordeste

A umidade que sopra do oceano mantém as condições para chuva na costa leste nordestina no início da próxima semana, mas que ocorrem de maneira rápida e pontual, sem grandes acumulados. As demais áreas seguem com tempo seco e muito quente, sem expectativa para grandes mudanças.

Para o restante da semana a meteorologia não prevê alterações no clima. A chuva só deve voltar a regularizar nessas áreas do Nordeste brasileiro a partir do início de novembro.

Norte

Na segunda-feira a chuva ainda se espalha por grande parte da região, com potencial para trovoadas ainda entre o Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte do Pará. Chuva isolada ainda no Amapá. Entre o Tocantins e áreas do Pará, tempo bastante seco, com temperaturas elevadas.

A previsão indica que não haverá mudanças no padrão do tempo da região Norte no decorrer da próxima semana, chuvas persistem sobre grande parte da região, devido a combinação entre calor e umidade. O Tocantins segue com tempo seco e bastante quente.