Tempo

Confira a previsão do tempo para segunda e terça-feira

Segundo a Somar Meteorologia, há chance para chuvas em praticamente todas as regiões do país, intercaladas com tempo seco e quente

SUL

Ainda na madrugada da segunda-feira, o sistema de baixa pressão no sul gaúcho dá origem a um ciclone extratropical e também há uma frente fria e provocando chuva entre o litoral norte e serra do Rio Grande do Sul e litoral sul e serra de Santa Catarina, podendo vir acompanhada de trovoadas, mas com baixos acumulados. O destaque do feriado fica por conta do tempo firme, que segue predominando na região, com temperaturas mais elevadas.

Na terça-feira, a frente fria segue avançando pela região e espalha chuva desde o noroeste do Rio Grande do Sul até o Paraná. Em todas estas áreas as pancadas são de forma isolada mas que pode vir com forte intensidade e com descargas elétricas. No oeste de Santa Catarina e do Paraná a chuva pode ser ainda mais intensa devido à instabilidades no alto da atmosfera. Na maior parte do Rio Grande do Sul, o tempo continua firme e com temperaturas amenas.

SUDESTE

Na segunda-feira os volumes de água diminuem no Sudeste, mas isso não quer dizer que não haverá temporais. A chuva se espalha ainda mais pela região e apenas o Vale do Ribeira, em São Paulo, que o tempo fica firme neste feriado. As pancadas de chuva serão rápidas e isoladas e devem vir com mais força apenas no oeste de Minas Gerais. Em São Paulo e no Rio de Janeiro as temperaturas se elevam e entre o final da tarde e à noite, algumas cidades também podem registrar pancadas de chuva

Na terça, uma área de baixa pressão na divisa de São Paulo e Minas Gerais intensificam os temporais no Sudeste. Os volumes de chuva não devem ser tão expressivos, nas o risco para temporais é elevado principalmente em São Paulo e em Minas Gerais. Há risco para fortes rajadas de vento de forma pontual e até mesmo eventual queda de granizo.

CENTRO-OESTE

Na segunda-feira, a chuva segue se espalhando pelo Centro-Oeste, apenas o sul de Mato Grosso do Sul que o tempo segue firme. Atenção para o potencial para temporais, com rajadas de vento de moderada a forte intensidade, trovoadas e eventual queda de granizo. Os maiores volumes de água ocorrem em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal; aliás alguns municípios podem registrar chuva extremamente expressiva.

Na terça, os temporais se espalham pelo Centro-Oeste. Há risco para tempestade em toda a região, mas os maiores volumes de água se concentram no noroeste de Mato Grosso. Os temporais vem acompanhado por muitos raios e eventual queda de granizo e fortes rajadas de vento de forma bem pontual. Mesmo assim, o calor e o tempo abafado seguem predominando.

NORDESTE

A frente fria fica praticamente para no litoral sul da Bahia e recebe o nome de “frente estacionária” e segue provocando chuva a qualquer hora do dia no litoral sul do estado, mas o risco para temporais é menor. Porém, no oeste da Bahia o risco para temporais e grandes volumes de água são elevados.

A chuva avança mais pela região e chove em quase todo o Maranhão (exceto no norte do estado), metade sul do Piauí e em Sergipe. No restante da Região, tempo firme.

Na terça, a chuva perde força no Nordeste nesta e chove apenas no litoral sul da Bahia de forma bem fraca e isolada, assim como no oeste do estado. Nas demais áreas da Região, tempo firme e quente.

NORTE

Os temporais ganham força na região nesta segunda-feira. Áreas de instabilidade no alto da atmosfera favorecem a formação de nuvens carregadas e o risco para temporais é maior em Rondônia, sudeste do Amazonas, sul do Pará e em Tocantins. Além dos grandes volumes de água, a chuva vem com muita atividade elétrica, eventual queda de granizo e fortes rajadas de vento de forma isolada. Tempo firme segue apenas no Amapá.

Na terça-feira os temporais se espalham ainda mais pelo Norte do Brasil. Há risco para temporais com eventual queda de granizo no Acre, Amazonas, Rondônia, sul do Pará e Tocantins. Os maiores volumes de água se concentram no oeste do Acre e em Rondônia. No Amapá, o tempo segue firme.