Tempo

Frente fria impulsiona tempestades no Sul do Brasil

A chuva vem em forma de pancadas com temporais nos meios oeste e leste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul

Novidades na quinta-feira (10), com o avanço de uma nova frente fria associada a uma área de baixa pressão na costa gaúcha. Sendo assim, a chuva ganha mais força e há previsão de tempestades severas nos três estados da região Sul. Chove a qualquer momento na região de Uruguaiana, Campanha Gaúcha e planalto paranaense. A chuva vem em forma de pancadas com temporais nos meios oeste e leste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. A temperatura despenca na fronteira do Uruguai, mas ainda alcança máximas acima dos 30 °C em Santa Catarina e no Paraná.

Chove forte também nos estados da região Norte e em Mato Grosso, o que tem dificultado as atividades em campo como a finalização da colheita da soja do principal estado produtor e seu escoamento rumo aos portos da região norte devido a atoleiros em estradas. Demais áreas do Brasil com chuva irregular e isolada, como boa parte do Nordeste, do Sudeste e dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Não chove no Distrito Federal, noroeste de Minas Gerais e sudoeste da Bahia. Tempo quente no Brasil central.

A partir do final de semana, a frente fria avança pela costa de São Paulo e intensifica a chuva. A partir de domingo (13), vai formar um corredor de umidade, fator que leva à precipitação mais volumosa e diminuição das temperaturas máximas sobre Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. “Essa umidade é muito bem-vinda para a instalação do milho e da cana-de-açúcar destes estados, além de ajudar as lavouras de citros”, afirma Desirée Brandt, meteorologista do Agroclima.

Na previsão do tempo atualizada nesta quarta (9), a chance da formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) na próxima semana é menor, segundo os meteorologistas. Mesmo assim, nesse período ainda merece atenção pois a condição para a chuva volumosa continuará e se concentrará entre Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, por conta desse corredor de umidade e mais da circulação dos ventos em altitude. Atenção também a chuva volumosa do meio ao final da semana que vem entre o Pará, Amapá, Maranhão, Piauí e Ceará, devido à atuação da  Zona de Convergência Intertropical e mais a borda do Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera.