Tempo

Frente fria irá provocar mudança no padrão de chuva do Brasil

Segundo a previsão do tempo, o volume de chuva tem se concentrado nos extremos do país, onde a cheia do Rio Negro, no Amazonas, é destaque

Mais uma frente fria vai se formar no Sul do Brasil e reforçar as instabilidades já presentes na região. Nos últimos dias, os volumes chegaram a 110 milímetros no oeste de Santa Catarina. Este sistema frontal dará início na mudança do padrão da chuva no Brasil. Depois da umidade é esperada uma nova onda de frio a partir do meio da semana que vem e este frio vai chegar até o norte do Brasil, mas por enquanto, sem risco de geada para as lavouras de milho segunda safra.

A chuva tem ficado concentrada nos extremos do país e na região Norte, onde as atenções se voltam para cheia do rio Negro, onde não para de chover. Áreas mais próximas da região, em Manaus, já estão inundadas. A subida do nível do rio está numa taxa de 9 centímetros por dia e a cota de 2022 já está próxima daquela observada no ano passado, quando o rio Negro alcançou a maior cheia da história com 30 metros e dois centímetros. A última medição feita nesta sexta-feira, dia 8, mostrava um nível de 27 metros e 70 centímetros.

Nas próximas 24 horas, o tempo fica instável em grande parte do país, especialmente na Grande Florianópolis e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul, onde há previsão de chuva com forte intensidade, acompanhada de raios e rajadas de vento, inclusive há risco de temporal na região de Tramandaí. Já na região de Bagé, Uruguaiana e Santa Maria, há previsão de tempo estável. Na maior parte das regiões do Norte e Nordeste do país, há condições de pancadas de chuva, com até forte intensidade em alguns pontos. No Sudeste do Brasil há condições para a ocorrência de pancadas de chuva, exceto para o centro-norte de Minas Gerais, onde o dia segue ensolarado, condição esta que se estende pela maior parte da Bahia, norte e leste de Goiás e centro-sul do Tocantins.

No fim de semana, persiste a condição para pancadas de chuva em boa parte do país com forte intensidade entre o sudeste de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, no sudeste de Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e alguns pontos da região Norte do país. O tempo fica firme no leste e nordeste do Mato Grosso, centro-norte de Goiás, norte de Minas Gerais, centro-sul do Tocantins, maior parte da Bahia e Rio Grande do Sul, onde há previsão para fortes rajadas de vento na região de Rio Grande e Uruguaiana. Além disso, há previsão de chuvas intensas no mar, na altura do Sul do Brasil.