Tempo

Duas geadas previstas para a 2ª quinzena de abril podem afetar o milho

Por enquanto, o destaque é a chuva no Centro-Norte do país. Em alguns municípios, já choveu mais do que a média para o mês inteiro

A chuva continua em áreas produtoras de milho segunda safra de Mato Grosso e Goiás, e essa umidade pode ser fundamental para o desenvolvimento das lavouras. No município de Pontes e Lacerda, o volume acumulado já superou a média climatológica de abril com 90 milímetros. Em Catalão (GO), choveu 100 milímetros, 40% acima da média que é de 70 mm.

Ainda há muita chuva prevista para parte Centro-Oeste nas próximas 48 horas e a meteorologia prevê uma nova frente fria para semana que vem.

Na quinta-feira, 8, destaque para as chuvas mais pesadas e a qualquer hora do dia, além de temperaturas máximas mais baixas do que em dias anteriores em Goiás, Distrito Federal e na região central do Mato Grosso. São áreas de instabilidade formadas por ventos que sopram a mais de 10 km de altura e que organizam nuvens carregadas.

Somente numa área entre o sul e o leste de Mato Grosso do Sul é que o tempo fica aberto e com maior amplitude térmica, por causa da influência de uma massa de ar seco mais ao sul do país.

Na sexta-feira, 9, os sistemas meteorológicos estarão mais desorganizados sobre o Centro-Oeste, gerando nebulosidade e chuvas muito isoladas e passageiras. De forma geral, há um corredor de umidade da Amazônia suprindo a região de umidade, e também a circulação de ventos a mais ou menos 5 km de altura.

Durante o final de semana, as instabilidades se intensificam no Sul do país, por conta do avanço de uma frente fria. O Paraná pode registrar algumas pancadas de chuva muito importantes já que os produtores de soja do estado já sentem os efeitos da falta de umidade. O sistema ajuda a formar um corredor de umidade vindo da região Amazônica, que favorece a ocorrência de chuva forte e temporais também pelo Centro-Oeste.

No domingo, 11, é que a chuva deve chegar de forma mais abrangente em Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas segue a condição muito semelhante aos dias anteriores, com chuva forte e trovoadas, especialmente entre o sul de Mato Grosso e de Goiás.

Na segunda quinzena de abril há previsão de duas ondas de frio que podem levar geadas para áreas de milho segunda safra do norte de Santa Catarina e sul do Paraná.