Tempo

Meteorologia alerta para retorno da chuva forte, e pode ter granizo

De acordo com a Somar, a área com risco para queda de granizo se estende do oeste do Paraná até Mato Grosso do Sul

O tempo muda no Sul nesta sexta-feira, 4. Uma área de baixa pressão atmosférica presente no norte da Argentina, em conjunto com instabilidades em altitude, favorece a ocorrência de pancadas de chuva de intensidade moderada à forte, além de raios e rajadas de vento intensas na fronteira oeste gaúcha, incluindo parte do noroeste, região central, campanha gaúcha e sul do estado.

Nas demais áreas, nada de chuva ainda. Os ventos mudam de direção, passando a soprar do quadrante norte, favorecendo elevação das temperaturas em relação ao dia anterior.

No sábado, 5, há expectativa de granizo na faixa que vai do noroeste do Rio Grande do Sul ao oeste do Paraná. Os temporais ganham força no Rio Grande do Sul com acumulados mais expressivos. Já na faixa situada entre o norte, serra e litoral norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, nada de chuva ainda.

Já no domingo, 6, a frente fria avança rapidamente e espalha chuva em todas as demais áreas do Sul do país. Atenção novamente quanto à chuva forte, que pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento intensas, principalmente no norte do Rio Grande do Sul, serra, oeste catarinense, sudoeste e oeste do Paraná, mesmas áreas em que os acumulados são mais elevados. Aliás, com a passagem dessa frente fria, as temperaturas voltam a cair de maneira generalizada.

Já na faixa situada entre a fronteira oeste do Rio Grande do Sul, campanha e sul do Rio Grande do Sul, o sol volta a aparecer, sem previsão de chuva, devido ao avanço de uma nova massa de ar seco. O granizo pode acontecer entre o oeste do Paraná e chegar até o Mato Grosso do Sul.