Tempo

Natal terá temporais em diversos estados; confira a previsão do tempo

Áreas que já foram atingidas há duas semanas podem registrar chuvas de mais de 100 milímetros

Nesta quinta-feira (23), um sistema de baixa pressão atmosférica vai dar origem a uma frente fria, mantendo chuvas intensas com ventania, altos volumes e fortíssimos temporais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No decorrer do dia, a frente fria avança para o norte de Minas e Espírito Santo, intensificando a precipitação e a incidência de raios.

Atenção para chuvas com temporais também na Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará e Tocantins. Chuvas rápidas acontecem entre São Luís (MA) e Aracaju (SE), assim como em toda a região Norte no fim da tarde. O tempo firme retorna aos estados do Sul, já que uma massa de ar seco toma conta da região.

A tendência para a véspera de Natal e também para o próprio dia 25 é de temporais com volumes altíssimos e risco de transtornos no norte de Minas Gerais, em toda a Bahia, no Tocantins e no norte de Goiás. Há previsão de mais de 100 milímetros de chuva em áreas que já foram afetadas pelos temporais há duas semanas. Um fluxo intenso de umidade e uma frente fria em alto mar intensificam essas tempestades. Por conta do solo extremamente úmido, há risco alto de novos alagamentos, inundações, alagamentos e transbordamentos.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, há variação maior de nuvens e diminuição da chuva no Natal. Na faixa leste da região Sul, a previsão é de tempo firme e aumento gradativo das temperaturas a partir do fim de semana.

Produtores da região de Catanduvas, no oeste do Paraná, lamentam as perdas no milho por conta da falta de umidade, aliada às altas temperaturas. Já no Norte e no Centro-Oeste, o tempo fica instável com trovoadas concentradas à tarde, após um dia quente e abafado.