Tempo

Nova frente fria e chuva em algumas áreas; confira o tempo no começo da semana

Pancadas atingem áreas litorâneas e região Norte, enquanto outras áreas do país enfrentam baixos índices de umidade relativa do ar; veja como ficam as condições nesta segunda e terça-feira

Segunda-feira, 17

Sul

A semana começa sem grandes mudanças sobre a região. Uma nova frente fria avança sobre alto mar mas não é capaz de causar chuva, somente aumento de nebulosidade no litoral do Paraná e de Santa Catarina. Nas demais áreas, uma massa de ar seco atua garantindo mais um dia de sol e tempo firme.

Na faixa oeste da região, os níveis de umidade relativa do ar caem para valores próximos a 30%. Temperaturas entram em elevação, mas não chega a fazer calor.

Sudeste

O dia tem predomínio de sol e tempo firme nos quatro estados do Sudeste, devido à presença de uma massa de ar seco que toma conta da região. As temperaturas continuam amenas pela manhã, e durante a tarde entram em elevação.

Entretanto, no litoral sul de São Paulo e na Baixada Santista, há previsão de sol e chuvas rápidas, devido à passagem de uma frente fria costeira pela região.

 

Centro-Oeste

Não há grandes mudanças de tempo no começo da semana, com sol e tempo firme predominando nos três estados da região e no Distrito Federal. Os níveis de umidade relativa do ar caem durante a tarde, podendo atingir níveis críticos.

Com a vegetação seca, é recomendado atenção para o aumento no número de focos de queimada na região, especialmente no Pantanal. Temperaturas em elevação.

 

Nordeste

A semana começa ainda com previsão de chuva entre as faixas norte e leste da região, devido a áreas de instabilidade no alto da atmosfera associadas à circulação marítima. A chuva mais intensa ocorre no norte do Maranhão e no Piauí, assim como no litoral de Sergipe.

O interior do Nordeste permanece com tempo seco e baixos índices de umidade relativa do ar.

 

Norte

O tempo segue instável na região. As pancadas ocorrem em quase todos os estados, com exceção do Tocantins, que tem apenas variação da nebulosidade ao longo do dia.

O sol aparece entre nuvens, mesmo onde chove e as pancadas serão mais volumosas, como no norte do Pará e do Amazonas, em Roraima e no Amapá.

 

Terça-feira, 18

Sul

O avanço de uma nova massa de ar frio faz despencar novamente as temperaturas pela região. Há possibilidade de geada ao amanhecer na Campanha e Serra Gaúcha, assim como na Serra Catarinense, onde os termômetros ficam abaixo de 4 °C.

Nas demais áreas, o frio ganha força, mas não chega a gear. Há previsão de chuva no litoral do Paraná, enquanto as áreas e estados permanecem com tempo firme.

 

Sudeste

A passagem de uma frente fria sobre o oceano aumenta a nebulosidade desde o litoral de São Paulo até a Baixada Fluminense. A chuva se concentra no litoral sul paulista, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. As pancadas podem vir acompanhadas por trovoadas.

As demais áreas da região permanecem com tempo firme e seco. No entanto, a chuva retorna de forma mais abrangente a partir do próximo fim de semana, devido à chegada de uma nova frente fria.

 

Centro-Oeste

O tempo não muda no Centro-Oeste. O sol segue brilhando forte e não há previsão de chuva. O frio aumenta pela manhã no sul de Mato Grosso do Sul, mas a meteorologia não indica nada extremo até o momento.

O dia será de grande amplitude térmica, com a manhã de temperaturas mais amenas e tarde quente em toda a região. A umidade relativa do ar cai consideravelmente nas horas mais quentes do dia, configurando estado de alerta, principalmente na divisa entre os três estados.

 

Nordeste

Pouca coisa muda no tempo. Segue chovendo na forma de pancadas no norte do Maranhão, no Piauí e no Ceará, assim como em toda a costa leste nordestina. O interior segue com tempo seco e quente.

 

Norte

O tempo firme segue predominando em boa parte do Tocantins e Rondônia. Mais uma vez os níveis de umidade caem a níveis críticos nas horas mais quentes do dia.

Nas demais áreas da região, há previsão para pancadas de chuva durante a tarde, que ocorrem com maior intensidade no norte do Amazonas, em Roraima, Amapá e norte do Pará.