Tempo

Onda de frio avança pelo Brasil e pode provocar geadas

Os termômetros podem marcar até 3 ºC entre o Paraná e o sudoeste de São Paulo, de acordo com previsão da Somar Meteorologia

Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva alcançou 60 milímetros no município de Entre-Ijuís, no noroeste do Rio Grande do Sul, região das Missões. É uma cidade onde os produtores já começam os preparativos para a instalação do trigo e das culturas de inverno de uma forma geral.

As simulações mostram uma expectativa de aumento da umidade do solo em todo o Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina. O problema é que esse aumento da umidade do solo é mais concentrado na costa de Santa Catarina. No oeste do estado, a falta de chuva traz impactos significativos para a agricultura.

O Paraná também vai seguir sem chuva e existem áreas de milho segunda safra que não registram volumes significativos em 70 dias. O mesmo vale para Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Não são apenas os produtores de milho que estão sendo penalizados. Os produtores de laranja já estão desesperados com a produção deste ano. “Já tivemos falta de chuva no verão, então o problema talvez não seja nem tanto o mês de maio e o outono, já que a estação é caracterizada por diminuição da chuva mesmo”, explica Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Um dos outros poucos locais além da região Norte que vai ter chuva forte é a região de Sealba no Nordeste, que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia. Em áreas de feijão, milho, mandioca e soja, os acumulados previstos são de 80 milímetros ou mais.

As nuvens mais carregadas migram também na direção do Norte e trazem chuva significativa principalmente para Roraima, Amazonas e norte do Pará. Em Roraima, a umidade beneficia pastagens e arroz, mas também agrava o aumento significativo do nível das bacias hidrográficas que fazem parte do rio Amazonas.

Em relação às temperaturas, elas ficaram mais baixas nesta quinta, 6. Em Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, foram 9 °C, com sensação térmica de 4 °C. Nesta sexta-feira, 7, vai fazer ainda mais frio. A máxima não vai passar dos 15 °C em áreas da divisa entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná.

A amplitude térmica vai chegar forte nesta sexta-feira ao Centro-Oeste e Rondônia. “Vai chamar muita atenção a diferença de temperatura de um dia para o outro”, diz Oliveira.

No Paraná, podemos ter geadas isoladas em Palmas, no sul do estado. A meteorologia já enxerga uma segunda onda de frio na semana que vem com queda de temperatura de 3 °C a 6 ° entre o Paraná e sudoeste de São Paulo. Por conta disso, já houve aumento do preço de café na Bolsa de Nova York, devido a essa eventual chance pequena de geada em áreas de arábica.

Entre os dias 14 e 15, a temperatura cai também no sul de Minas Gerais, embora a temperatura prevista não seja tão baixa, algo em torno de 5 °C. “Há muita especulação em torno do frio para as áreas de café, mas seguimos monitorando”, diz.