Tempo

Outono: estação deve ter chuvas acima da média em regiões do Brasil, entenda!

Meteorologia alerta para grandes acumulados com risco de queda de barreiras nesta sexta-feira, 20, chance de geada para o novo ciclo; veja onde!

De acordo com a Somar Meteorologia, o outono promete chuvas acima da média no Sul do Brasil. “Mas essa chuva não chega de uma vez, o começo da estação será marcado por uma chuva irregular na região, principalmente entre os 15 primeiros dias do ciclo que contará com tempo firme e temperatura elevada no Rio Grande do Sul, mas conforme a estação avança, essa chuva passa a ser mais regular”, explica a meteorologista Desirée Brandt.

As chuvas continuam na média especialmente no início da estação entre o Norte de Goiás e Mato Grosso assim como no leste do Nordeste, ou seja, as áreas mais ao Norte do Brasil continuarão com altos acumulados. No centro do país a chuva fica dentro da média e aos poucos a chuva começa a diminuir na região.

A temperatura para as áreas do Mato Grosso, Goiás e região Norte deve ficar acima da média devido aos períodos de tempo seco que aumentam conforme a estação progride.

No Sul como demora a chover, especialmente no interior da região, a temperatura também deve ficar acima da média, mas de acordo com a Desirée Brandt da Somar, isso não significa que a temperatura não caia na região.

“Teremos uma onda de frio já em meados de abril, ainda com pouco potencial para geada, mas em maio pode ter geada na região Sul, Mato Grosso do Sul e até no Sudeste, em São Paulo e sul de Minas Gerais. 

Já o verão termina com chuva na maioria das regiões do país nesta quinta-feira, 19, e com a chegada de uma frente fria no Sudeste que traz muito chuva para região, especialmente no litoral paulista, onde há risco para queda de barreiras amanhã, 20, só não no norte de Minas Gerais e norte de Espírito Santo.

No Sul do Brasil, que conta com uma temperatura mais firme no interior da região, chove apenas no leste da região e norte do Paraná.

Para os próximos 5 dias, a chuva deve ultrapassar 100 milímetros especialmente nas áreas ao Norte do Brasil, embora a chuva volte a ganhar força no Sudeste, os maiores acumulados se concentram no norte do Mato Grosso, Nordeste e Norte do país.