Tempo

Pancadas de chuva, granizo e trovoadas; veja a previsão do tempo para o fim de semana

De acordo com a Climatempo, o primeiro fim de semana de outubro será marcado por momentos chuvosos Brasil afora

O primeiro fim de semana de outubro será de pancadas de chuva em praticamente todo o Brasil. Segundo boletim divulgado pela Climatempo, vai chover, em ao menos um momento deste sábado (1º) e domingo (2) em pontos de todas as cinco regiões geográficas do país. Acumulados que, em alguns casos, poderão ter a companhia de fenômenos como trovoadas e queda de granizo.

+ Regiões produtoras registram grandes volumes de chuvas na 1ª quinzena de setembro

No sábado, as trovoadas, por exemplo, são previstas para o todo o Sudeste e três estados do Norte: Acre, Amapá e Pará. No dia seguinte, data da realização do primeiro turno das eleições gerais, a mesma condição é aguardada para o Sudeste (desta vez com exceção ao estado de São Paulo), a faixa que engloba áreas de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste; e dois pontos nordestinos: sul da Bahia e o litoral entre Maranhão e Ceará.

A possibilidade de risco de granizo é limitada, por ora, para o sábado. De acordo com a previsão do tempo, o fenômeno pode ocorrer sobre os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Pará, além de todas as unidades federativas do Centro-Oeste.

Pancadas de chuva, granizo e trovoadas

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo

Sábado (1º)

chuva de granizo, soja
Foto: Ivaldete Bevilaqua Villani/ Arquivo pessoal
  • Sul

Grande parte da região começa a ver aberturas de sol. Entre o norte e o oeste paranaense, oeste catarinense e fronteira oeste no Rio Grande do Sul o tempo abre e, apesar da presença de algumas nuvens no céu, o sol aparece e não há previsão de chuva. Nas demais áreas ainda ocorrem pancadas de chuva devido à presença de uma área de baixa pressão que se formou sob o estado gaúcho. Os acumulados podem ser expressivos em toda a faixa do litoral sulista.

  • Sudeste

O setor oeste paulista começa a ver aberturas de sol neste sábado. Enquanto isso, nas demais áreas do estado de SP a chuva ainda é volumosa e persistente, principalmente na RMSP. Os acumulados também são elevados no sul mineiro, Belo Horizonte e litoral sul fluminense. Atenção para as condições de queda de granizo em pontos de Minas Gerais, São Paulo e do Rio de Janeiro. A chuva vem acompanhada de trovoadas e ventanias de moderada a forte intensidade.

  • Centro-Oeste

O tempo abre em grande parte de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e faz sol. Pancadas de chuvas ainda ocorrem no norte sul mato-grossense, em Goiás e entre o norte e o leste de MT. Os acumulados já não são elevados, mas ainda há possibilidade de queda de granizo.

  • Nordeste

A massa de ar seco atua em grande parte da região e bloqueia a formação de nuvens carregadas. A chuva se concentra entre o litoral e sul da Bahia e a região central da Paraíba.

  • Norte

Chuva volumosa e frequente no oeste do Amazonas e trovoadas isoladas no Pará, Acre e Amapá. As pancadas mais fortes e com risco para granizo será em áreas amazonenses e paraenses. O tempo firme predomina em grande parte do Tocantins e no sul de Rondônia.

Domingo (2)

tempo - trovoadas
Foto: Pixabay
  • Sul

O tempo fica estável em grande parte da região. Na faixa central dos três estados há riscos de chuviscos isolados e garoas. No litoral ainda chove e o dia fica nublado.

  • Sudeste

O tempo abre em grande parte do estado de São Paulo e faz sol. No litoral e norte paulista, chuva a qualquer hora do dia e bastante variação de nuvens. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, chuva acompanhada de trovoadas e ventanias de moderada intensidade.

  • Centro-Oeste

Tempo firme em grande parte de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Ainda há pancadas de chuva e trovoadas no extremo norte sul-mato-grossense, em Goiás e no sudeste mato-grossense. Os acumulados já não são tão elevados.

  • Nordeste

Ainda chove em todo o litoral da costa leste nordestina. As instabilidades avançam para todo o sul da Bahia e litoral entre o Maranhão e o Ceará — localidades onde a chuva vem acompanhada de trovoadas e ocorre a qualquer hora do dia. O interior nordestino permanece quente e com baixos índices de umidade relativa do ar (UR).

  • Norte

A chuva segue sendo volumosa no Amazonas e em Roraima. O tempo firme predomina em grande parte do Pará, do Tocantins e do sul de Rondônia.