Tempo

Fim de semana deve ser marcado por pouca chuva; confira a previsão completa

Em algumas regiões a chuva perde intensidade e abre espaço para uma massa de ar seco, alerta a Somar Meteorologia

Sábado, 8

Sul

Uma área de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens de chuva em praticamente toda a região e mantém o tempo firme nos três estados. Apenas no leste do Paraná há condição para pancadas de chuva, além de tempo fechado no litoral onde chove a qualquer hora do dia, porém sem grandes acumulados.

Com predomínio de sol na faixa oeste da região, o dia será de grande amplitude térmica, com frio pela manhã e temperaturas mais agradáveis pela tarde, além de baixa umidade relativa do ar. No leste do Paraná a tarde ainda será de baixas temperaturas.

Sudeste

A chuva perde intensidade no Sudeste. Grande parte da região fica com tempo firme, assim como nos últimos dias, a diferença está na queda das temperaturas e tarde fria no Vale do Paraíba, RMSP, Vale do Ribeira, Baixada Santista. No litoral paulista o céu fica nublado com chuva a qualquer hora do dia.

A chuva continua isolada, em formato de chuvisco no Rio de Janeiro. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas no Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e Espírito Santo, porém sem expectativas para grandes volumes.

Centro-Oeste 

A massa de ar seco ganha força e favorece um dia de tempo quente e seco no Centro-Oeste. Com o predomínio de sol o dia será de grande amplitude térmica, com manhãs frias e tardes de calor. A umidade relativa do ar cai bastante nas horas mais quentes do dia e pode atingir níveis críticos, abaixo de 30%, em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso.

Nordeste 

A chuva diminui no Maranhão e agora também no Piauí e Ceará, passando a maiores períodos de sol e chuva, em forma de pancadas rápidas e pontuais. Tempo firme no interior da Bahia e em boa parte de Pernambuco. A tarde será de calor em todo o Nordeste e de baixa umidade relativa do ar no interior da região.

Norte 

A massa de ar frio e seco ganha mais espaço na região. O tempo firme predomina no sul do Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Piauí. O dia será de grande amplitude térmica nessas áreas, com manhã fria e tarde mais quente. Mesmo assim, as temperaturas máximas sofrem um leve declínio. Nas demais regiões há previsão de pancadas de chuva, com potencial para temporais entre o norte do Amazonas e Roraima.

Domingo, 9

Sul 

Baixos acumulados. Nas demais áreas da região o tempo continua seco e frio, com grande amplitude térmica. O dia ainda começa com friozinho, mas a chance de geada é praticamente nula. À tarde, com o sol ganhando força, as temperaturas se elevam mais.

Sudeste

No domingo, não há muitas mudanças, o tempo segue firme e seco em grande parte da região Sudeste, com previsão de pancadas de chuva no Rio de Janeiro, Espírito Santo, leste de Minas Gerais e litoral de São Paulo. Uma massa de ar frio deve derrubar as temperaturas na próxima semana na região, principalmente nas áreas serranas. As tardes devem continuar mais quentes no oeste paulista, Triângulo e noroeste Mineiro.

Centro-Oeste 

O domingo é mais um dia de tempo firme em todo o Centro-Oeste do Brasil. A área de alta pressão segue inibindo a formação de nuvens de chuva e mantém a baixa umidade do ar, que é favorável a novos focos de incêndio, além de continuar prejudicando na agricultura e na saúde humana

Nordeste 

Pouca mudança no tempo no Nordeste neste domingo. O tempo firme segue no centro e oeste da Bahia e no oeste da Paraíba. Nas demais áreas da região, chuva em forma de pancadas. Atenção para a região de Salvador, onde o tempo fica mais fechado com chuva a qualquer hora do dia.

Norte

O tempo segue firme no Acre, Rondônia e metade sul de Tocantins. Nas demais áreas, chuva em forma de pancadas a qualquer hora do dia. A chuva é mais intensa entre o norte do Amazonas e em Roraima, situação que mantém a preocupação com a elevação dos rios