Tempo

Previsão do tempo: chuva volta para o sul e dá trégua no Centro-Oeste

A partir desta quarta, há uma nova mudança no padrão de chuva, favorecendo a colheita de soja em áreas de Mato grosso

Enquanto produtores do sul aguardam a chuva, o centro e norte do país ainda sofrem com excesso de chuva. Segundo a meteorologista da Somar, Desirée Brandt, choveu muito nas últimas 24 horas, principalmente no centro-norte de Mato Grosso, o que prejudica a colheita e favorece o aparecimento de doenças.

No Rio Grande do Sul, o calor tem feito com que a umidade venha diminuindo. No entanto, há previsão de chuva para os três estados da região, com previsão de 100 milímetros no norte do Paraná, 70 milímetros em boa parte do estado, 50 milímetros em Santa Catarina e 30 no Rio Grande do Sul.

“A chuva ocorre porque o corredor de umidade da Amazônia vai se voltar para as áreas mais ao sul do Brasil nos próximos dias. Isso vai diminuir a quantidade de chuva no centro e Norte do país de 3 a 7 de março, apenas 15 milímetros no norte de Mato Grosso. De 8 a 12 de março, a chuva volta a se concentrar na faixa que vai do Sudeste ao Norte, com acumulado de 50 milímetros no estado de Mato Grosso”, explicou.