Tempo

Previsão do tempo: com ou sem La Niña, chuva diminuirá no Sul

Fenômeno pode não se configurar totalmente, mas a tendência é que efeitos semelhantes sejam sentidos nos próximos meses

O Instituto de Meteorologia e Oceanografia dos Estados Unidos (NOAA) manteve a previsão de pacífico frio em relatório divulgado nesta semana. “Predomina até o fim do ano um cenário de neutralidade com viés frio. A expectativa para o inverno é de neutralidade climática. Mais para o fim do ano, a primavera tem condições praticamente iguais (para neutralidade ou La Niña). No Brasil, os efeitos costumam ser vistos um pouco mais cedo, principalmente na região Sul”, comenta o meteorologista Celso Oliveira, da Somar.

Desta forma, mesmo que não se configure um La Niña, o Brasil deve sentir efeitos semelhantes aos do fenômeno. “No trimestre julho, agosto e setembro, há previsão de chuvas inferiores ao normal, preocupando especialmente a região Sul, pois pode trazer problemas lá na frente, como a reposição de água dos reservatórios e instalação da soja e do milho”, diz.

Oliveira esclarece que os temporais observados nos últimos dias no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná não devem se sustentar, perdendo força no decorrer do inverno. “O que pode ter um preço durante a primavera e no próximo verão”, finaliza, dizendo que, por outro lado, as chuvas devem continuar acima das médias no Norte e parte do Nordeste.