Tempo

Previsão do tempo: frente fria, chuva volumosa e risco de transtornos

Confira o que a meteorologia indica para o país nesta sexta-feira (24)

A semana vai terminar sem grandes novidades no tempo. Ou seja, ainda com chuva espalhada pela maior parte do país. De acordo com a previsão do tempo para sexta-feira (24), isso se dará mesmo que de forma irregular e sem grandes volumes em sua grande maioria.

+ Milho 1ª safra: o que a previsão do tempo indica para a colheita?

Para o dia, os maiores acumulados são esperados novamente no Norte e no Nordeste. Tal condição se dará em especial áreas do Acre, do sudoeste do Amazonas, do Pará, do norte do Tocantins e do Maranhão. Nesse sentido, os volumes ficam entre 30 e 70 milímetros (mm).

Ainda sob efeito da frente fria, a chuva também persiste no Sul, conforme indica a previsão do tempo. No território gaúcho, a instabilidade ocorrerá de forma irregular e mal distribuída. Contudo, ela será diferente da dos últimos dias, aumentando a chance para acumulados significativos em Porto Alegre, onde não se descarta o risco de algum transtorno pontual. A saber, essa mesma chuva pode se espalhar pela Serra Gaúcha e pelo sul catarinense.

Por outro lado, o tempo seco vai predominar na maior parte do estado de Minas Gerais ao decorrer desta sexta-feira. Assim como em quase toda a Bahia, no oeste de Sergipe e de Alagoas e em boa parte de Pernambuco.

Previsão do tempo para o fim de semana

pancadas de chuva - chuvas - previsão do tempo
Foto: Pixabay

O fim de semana vai começar com outra frente fria se formando no Sul do Brasil. Conforme a previsão do tempo, isso deixará o tempo mais instável, principalmente no Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva forte e volumosa. Além disso, não se descarta o risco de algum transtorno, especialmente no sul gaúcho, que deve receber os maiores acumulados entre o fim da tarde e início da noite de sábado (25).

No domingo (26), inclusive, a frente fria vai seguir avançando. Ela deve provocar, por exemplo, chuva com volumes significativos e trovoadas em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo, onde chegará no fim do dia. Por fim, em relação ao Norte e ao Nordeste, o fim de semana ainda pode ser marcado por chuvas expressivas desde o Amazonas até a Paraíba.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.