Tempo

Previsão do tempo indica chuva forte neste fim de semana; veja onde

De acordo com projeções da Somar Meteorologia, a atenção deve ficar sobre o Sudeste, que pode registrar temporais neste sábado, 16

O sábado, 16, começa com previsão de geada nos pontos mais altos entre a serra gaúcha e catarinense, devido à uma massa de ar frio que atua na região. Ao longo do dia, o sol passa a predominar e não há condição de chuva, no entanto, as temperaturas não sobem muito nos três estados. O tempo também fica seco no sul de Goiás e Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e no Triângulo Mineiro.

Já no Sudeste, o fim de semana será de tempo bastante instável. Atenção para chuva forte no leste de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, onde não se descarta a chance para volumes mais expressivos. Nessas áreas, os reflexos da frente fria mantêm o tempo nublado, com temperaturas amenas e previsão de chuva a qualquer hora do dia.

Temporais também são esperados no Ceará, Maranhão, norte do Piauí, Pará e Amazonas, devido à combinação entre calor e umidade, e instabilidades em diferentes níveis de atmosfera. O tempo firme se limita ao interior, na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, e ainda no sul do Piauí e Tocantins.

Nas demais áreas do Norte, Centro-Oeste e Nordeste, a chuva ocorre no final do dia, e de forma mais passageira e pouco volumosa.

Neste domingo, 17, as temperaturas começam a se elevar aos poucos sobre o Sul do Brasil, e por isso, a chance de geada diminui.

Ao longo do dia, o sol volta a predominar e uma massa de ar seco mantém o tempo firme no Acre, Rondônia, centro-sul de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, metade sul do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e região Sul do Brasil. Devido às manhãs mais frias, a amplitude térmica tende a ser significativa nessas áreas.

A frente fria que passou pelo Sudeste estaciona no sul da Bahia e provoca chuva forte nessas áreas, com volumes que tendem a ser mais expressivos, por isso não se descarta o risco para transtornos.

Fortes temporais são esperados no Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Amazonas, devido à combinação de calor, umidade e instabilidades em níveis mais altos da atmosfera. “Alerta especial para Teresina, capital do Piauí, onde a chuva tende a ser ainda mais volumosa”, diz Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.

Nas demais área do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a chuva ocorre de forma pontual no final do dia, e pode vir com forte intensidade no Tocantins, norte de Mato Grosso e Goiás.

Na segunda-feira, 18, a frente fria se afasta de vez da costa do Nordeste, mas os ventos úmidos que sopram do mar mantêm a previsão de chuva mais expressiva no sul da Bahia. Chuva volumosa ocorre também no Amazonas e oeste do Pará, onde não se descarta a chance para temporais.

Nas demais regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, chove de maneira isolada, passageira e concentrada no final do dia. Exceto no norte da Bahia, sul do Piauí e oeste do Pernambuco, onde o tempo firme predomina.

No Centro-Sul do Brasil, só teremos um novo episódio de chuva a partir da quarta-feira, 20, com a chegada de uma nova frente fria que traz mais suporte de umidade para as lavouras de milho segunda safra e de inverno no Rio Grande do Sul.