Tempo

Previsão do tempo indica recorde de calor no Sudeste nesta quinta-feira

Enquanto o tempo seco segue em grande parte do país, na região Sul são esperados temporais

termômetro, calor, tempo
Foto: Pixabay

Sul

A previsão do tempo para esta quinta-feira, 1, indica chuvas para o Rio Grande do Sul, especialmente na Campanha, sul e faixa leste do estado, onde são esperados fortes temporais e acumulados elevados de chuva. A Somar Meteorologia alerta para vendavais e temporais que se espalham por toda região e ainda no sul de Santa Catarina.

Nas demais áreas, o sol predomina entre poucas nuvens e as temperaturas seguem elevadas, e novamente não se descarta a chance para recordes de calor no Paraná.

Sudeste

São esperadas chuvas para a região, mas somente para o litoral paulista, de forma muito rápida e pontual, sem grandes acumulados. Nas demais áreas do Sudeste, fica o alerta para calor intenso, com máximas ultrapassando facilmente os 30°C em diversos pontos e chance para recordes de calor nas quatro capitais.

Em áreas do interior de São Paulo, Baixada Fluminense e triângulo mineiro, os termômetros podem chegar próximo aos 40°C. Enquanto as temperaturas sobem, os níveis de umidade relativa do ar tendem a cair, e podem alcançar níveis críticos durante as horas mais quentes do dia.

Centro-Oeste

A quinta-feira será marcada novamente por tempo seco e bastante quente no Centro-Oeste do Brasil. Uma massa de ar seco toma conta da região e inibe a formação de nuvens carregadas, garantindo mais um dia de sol. As temperaturas ficam próximas aos 40°C em diversos pontos.

De acordo com a meteorologia, a previsão de chuva existe apenas para o noroeste do Mato Grosso, na forma de pancadas isoladas, sem grandes acumulados.

Nordeste

A previsão indica que as chuvas seguirão concentradas na costa leste, de forma muito pontual e pouco volumosa. Nas demais áreas, o tempo seco e quente persiste, sem expectativa para mudanças neste padrão por enquanto.

Norte

Ao longo da quinta-feira, a combinação entre calor e umidade pode contribuir para a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva sobre grande parte da região Norte do Brasil, especialmente para o Amazonas e Rondônia.

O tempo firme é esperado somente no leste do Pará e todo o estado do Tocantins, onde os níveis de umidade relativa do ar podem ficar críticos no período da tarde.