Tempo

Previsão do tempo indica temporais com granizo nesta quinta-feira; saiba onde

Na próxima semana, uma massa de ar polar pode fazer frio avançar até Mato Grosso do Sul, mas meteorologia ainda está estimando a intensidade

Na última terça-feira (12), houve registro de geada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas sem trazer risco a lavouras de milho e trigo. Além disso, a temperatura baixou bastante na região, como em pontos de São Joaquim (SC), onde os termômetros marcaram -4 °C. Agora, a chuva deve tomar o lugar do frio, havendo até a possibilidade de temporais.

Nesta quinta-feira (14), as instabilidades ganham força no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Há riscos de chuva a qualquer momento do dia, na forma de temporais, com raios e rajadas de vento de mais de 50 km/h, além de queda de granizo.

Isso tudo tem relação com um cavado meteorológico, que é uma baixa pressão relativa e mais alongada, nesse caso em superfície, e mais uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste da região Sul. Além disso, colabora para o cenário um corredor de umidade que vem da região Norte e a circulação dos ventos em altitude.

A meteorologia recomenda atenção aos altos acumulados de chuva. Há potencial para ocorrência de danos no Rio Grande do Sul que já começam entre a noite de quarta (13) e a madrugada de quinta na Fronteira Oeste, com risco de granizo. A chance de tempestades severas é alta para todo o estado.

Não chove desde o Paraná até o interior do Nordeste. Além disso, a umidade do ar fica baixa em Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

Pancadas de chuva pontuais atingem a região Norte, com tempo muito abafado e encoberto. Também chove ao longo do dia na faixa leste e norte do Nordeste, e o tempo fica nublado na costa da Bahia.

Chance de geada no domingo

Na sequência da frente fria, uma massa de ar de origem polar pode novamente trazer geadas para o Sul do Brasil no domingo (17).

Desta vez, o frio pode alcançar até Mato Grosso do Sul. Mas os meteorologistas da Climatempo ainda estão estimando a intensidade e a chance para a formação de geadas tanto em Mato Grosso do Sul, quanto no Paraná.

Veja também:

Por que o La Niña está influenciando tanto as safras brasileiras?