Tempo

Previsão do tempo: início da semana será marcado por temporais e granizo

Além disso, de acordo com a Somar Meteorologia, no Centro-Oeste todas as condições climaticas devem favorecer novamente as ocorrências de queimadas

Sul

Segunda-feira, 10

Uma frente fria avança no sul do Rio Grande do Sul e provoca chuva na região sul e litoral sul gaúcho. Essa precipitação vem na forma de pancadas, com intensidade forte, acompanhadas por raios e rajadas de vento, a partir do período da tarde.  Atenção, que as rajadas de vento a partir da tarde acontecem em grande parte do estado gaúcho e se estende para a madrugada do dia seguinte, e pegando no final do dia parte de Santa Catarina, e esses ventos passam facilmente dos 70 quilômetros.

De acordo com a Somar Meteorologia, pode ter até queda de granizo no extremo sul da região sul do RS. Nas demais áreas do estado, nesta segunda, há somente aumento de nebulosidade, mas sem condição ainda para chuva.

Há condições para a ocorrência de nevoeiro no leste do Paraná e de Santa Catarina, o que prejudica a visibilidade horizontal, mas se dissipa no decorrer da manhã, dando lugar ao sol. Tempo firme durante todo o dia em Santa Catarina e no Paraná. Aliás, ainda faz frio entre madrugada e manhã, com risco mais uma vez de geada em São Joaquim e Urupema, na serra catarinense, e em General Carneiro, no sul do Paraná.

Já as áreas que fazem mais calor é no oeste da Região e no norte do Paraná, e o destaque é para a umidade do ar baixa ao longo da tarde, em grande parte dos estados, só que a região mais seca é do centro ao norte e o oeste paranaense.

Sudeste 

Com previsão de mais um dia de tempo firme na maior parte da Região Sudeste. Entretanto, a chuva é esperada somente para o estado do Espírito Santo e o extremo nordeste mineiro, por conta da circulação dos ventos que transportam umidade do mar para estas áreas.

As instabilidades acontecem ao longo do dia, com acumulados elevados apenas na faixa norte do estado capixaba, incluindo o litoral norte do estado, o que pode causar danos. Nas demais áreas, em que chove, elas serão mais isoladas, e sem grandes acumulados.

Nessas áreas que tem um tempo bem mais instável, como no norte do Espírito Santo, as temperaturas não sobem muito; Já nas demais áreas do Sudeste, em que a mais estabilidade no tempo, o sol predomina mais, faz calor no período da tarde e há previsão de baixos índices de umidade relativa do ar, com um destaque maior entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, principalmente.

Centro-Oeste

Mais uma vez a região Centro-Oeste seguirá com o tempo estável e sem chuva. Atenção mais uma vez as altas temperaturas e os baixos índices de umidade relativa do ar no meio da tarde, que deve atingir níveis desérticos, em alguns municípios, aliás, boa parte das regiões entrarão em níveis de alerta, quando os valores variam entre 12 e 20%, alguns podendo chegar ao nível de emergência, abaixo dos 12%.

Todas essas condições favorecem novamente as ocorrências de queimadas. Tudo se deve às frentes frias que não conseguem avançar pela Região.

Norte 

A segunda-feira apresenta mais uma vez chuva no norte da Região Nortista. Onde os altos volumes ainda são esperados, do estado de Roraima ao norte do Pará, passando pelo Amapá, essas precipitações vem acompanhadas de raios e rajadas de vento, com potencial para eventuais danos.

Enquanto isso, os estados do Acre, Rondônia, Tocantins, sul do Pará e sul do Amazonas, seguem sem condição para chuva, com sol predominando e baixos índices de umidade relativa do ar. O que infelizmente favorecem o aumento de focos de queimadas.

Nordeste 

A chuva segue significativa no leste do Nordeste, com volumes mais elevados do sul baiana ao Sergipe, onde há riscos de alagamentos e até mesmo deslizamentos de terra. A precipitação acontece ao longo do dia, com uma maior intensidade entre a madrugada e o período da tarde, nessas localidades.

Nas demais localidades, em que chove, de Alagoas ao litoral leste do Rio Grande do Norte, e no norte do Maranhão, as pancadas de chuva acontecem mais no período da tarde, de maneira mais rápida e isolada, sem grandes acumulados. Salienta-se que todas essas instabilidades se formam a partir da umidade que vem do mar.

Atenção para as rajadas de vento ao longo do dia, em toda a Região Nordeste, que chegam a ficar acima dos 50 quilômetros. Já do norte do Ceará ao oeste da Bahia, o tempo permanece estável, com elevadas temperaturas e baixa umidade do ar nas horas mais quentes do dia. Os níveis mais baixos de umidade acontecem no sul do Maranhão e do Piauí. Aliás, destaca-se a cidade de Palmas, que está a 71 dias seguidos sem chover, contados até 8 de agosto.

Terça-feira, 11

Sul 

Destaque para essa terça-feira, 11, pois a frente fria avança pela Região Sul, e organiza um corredor de umidade que vem da Amazônia, e juntas espalham a chuva desde a região sul gaúcha até o oeste e sul de Santa Catarina. Pela madrugada e manhã, partes da região sul, litoral gaúcho e proximidades registram chuva na forma de pancadas rápidas nesses períodos, só que a chuva mais volumosa, vem no final da tarde e ao longo da noite, em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

E os volumes de chuva mais elevados se concentram na região metropolitana de Porto Alegre, nas serras gaúchas e catarinenses, e nos litorais norte do Rio Grande do Sul e do sul de Santa Catarina. Atenção as rajadas de vento de mais de 70 quilômetros já no início do dia, que se estende para o final, e que acontece nos 3 estados, especialmente em todo o Rio Grande do Sul, no centro leste de Santa Catarina e no leste do Paraná.

Sudeste 

Terça-feira com previsão de mais um dia de tempo firme em grande parte da Região Sudeste. O sol predomina, faz calor e a umidade do ar volta a cair. Os índices mais baixos de umidade e as temperaturas mais elevadas se concentram mais do centro ao norte dos estados de São Paulo e de Minas Gerais.

Na região da serra da mantiqueira há risco de geada apenas no Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, com valores na casa de -3°C, já nas demais áreas da serra, as temperaturas caem no amanhecer, mas não chegam a ficar abaixo dos 3°C. Por outro lado, a chuva só ocorre dessa vez no norte do Espírito Santo e no extremo nordeste de Minas Gerais, tudo por conta da alta umidade que chega na região, e que estão associadas aos ventos que vem do mar em direção ao continente.

Essa precipitação vem ao longo do dia, de maneira isolada e sem grandes acumulados. Atenção, no final do dia, a aproximação de uma frente fria na costa sul do estado de São Paulo, pode causar rajadas de vento de mais de 60 quilometros na região de Registro, litoral sul de São Paulo e na Baixada Santista.

Centro-Oeste

Na terça-feira o tempo firme se mantém, com predomínio de sol, elevadas temperaturas, calor, e baixa umidade do ar, no meio da tarde. Atenção que os níveis chegam a atingir estados de alerta, entre 20 e 12%, alguns podendo atingir estados de emergência, abaixo de 12%, segundo normas da Defesa Civil.

Então, recomenda-se que as pessoas se hidratem e evitem fazer atividades físicas entre às 11 e 15 horas, umidificar o ambiente, e ficar em locais protegidos do sol. Entre os dias 12 e 23 de agosto, os modelos de previsão do tempo já indicam chuva em boa parte do Mato Grosso do Sul, e a chuva mais significativa em parte de Goiás, volta entre os dias 21 e 22 de agosto.

Por outro lado, no Mato Grosso as chuvas ocorrem mais no extremo norte e sul, de maneira isolada, no dia 20 e 21 de agosto, mas nas demais áreas do Mato Grosso, o tempo firme predomina por um longo período, tanto nessa semana e ao longo da próxima semana.

Norte 

Terça-feira tem um padrão parecido com os últimos dias, com chuvas no norte da Região, desde o norte do Amazonas ao norte do Pará, passando por Roraima e o Amapá. Atenção, que desta vez, os acumulados mais elevados, se concentram mais no norte de Roraima, pelo Amapá e extremo nordeste do Pará, com riscos de raios e rajadas de vento, e consequentemente provocarão danos nessas áreas, nesse dia.

Por outro lado, o tempo segue firme nas demais áreas, com calor e baixa umidade do ar. Com valores mais baixos nas áreas do sul do Pará o sudeste do Amazonas, todo o Tocantins e o sul de Rondônia. A tendência é de que a situação pouco mude sobre o Norte do País nos próximos dias.

O chamado período de dormência da Amazônia impede o transporte de umidade para outras áreas do Brasil. Mas salienta-se, que a partir do dia 20 de agosto, as chuvas já começam a se espalhar nas demais áreas da Região, por exemplo em toda o estado do Amazonas e chega no Acre.

Nordeste 

Terça-feira com previsão de mais um dia com chuva no leste do Nordeste e no norte do Maranhão. A chuva acontece a qualquer momento, com elevados acumulado, e riscos para alagamentos e eventuais deslizamentos de terra em todo o litoral baiano e proximidades. Por outro lado, as pancadas de chuva são mais isoladas e rápidas de Sergipe ao Rio Grande do Norte, assim como no norte do Maranhão.

Destaque mais uma vez para as rajadas de vento acima dos 50 quilômetros pela Região Nordeste. Novamente o tempo fica estável e sem chuva do norte do Ceará até o oeste e centro da Bahia, por conta de uma massa de ar seco. Atenção à umidade relativa do ar que volta a ficar baixa no meio da tarde, aliás isso é resultado de bastante calor nessas regiões.

Nos próximos dias as instabilidades continuam concentradas nas áreas litorâneas, ou seja em todo o leste do Nordeste e parte do norte do Maranhão e até mesmo do Ceará. Atenção que os acumulados de chuva mais elevados ocorrem no leste baiano até o leste de pernambuco, com riscos para alagamentos e demais danos, em especial entre os dias 12 e 13 de agosto. Atenção para as rajadas de vento de mais de 50 quilometros ao longo do dias em toda a Região Nordestina. Por fim, ressalta que no interior, o tempo permanece firme, com sensação de calor e baixa umidade do ar.