Tempo

Previsão do tempo para o fim de semana: avanço da frente fria e chuva volumosa

Ventos que podem variar entre 40 e 50km/h podem ser registrados em alguns estados

O primeiro fim de semana do outono de 2023 vai começar com chuva espalhada pela maior parte do país. O destaque da previsão do tempo para o sábado (25) vai para a chuva no Rio Grande do Sul devido ao avanço de uma frente fria, que pode provocar chuva forte e volumosa nas áreas da metade sul gaúcha.

+ Milho 1ª safra: o que a previsão do tempo indica para a colheita?

Outro destaque é a chuva volumosa que persiste desde o nordeste do Amazonas até o noroeste do Ceará. Ventos de leste podem provocar volumes significativos no litoral baiano, mas nada que deva gerar grandes transtornos. Nas demais áreas com chuva, a expectativa é de apenas pancadas irregulares, sem grandes volumes e intercaladas com períodos de sol e calor.

Por causa de uma área de baixa pressão atmosférica associada à frente fria no Sul do país, são esperados ventos em torno de 60 quilômetros por hora (km/h) no litoral gaúcho. Com isso, as ondas podem chegar até dois metros de altura.

No sábado, o tempo seco vai predominar na faixa que vai desde o Espírito Santo até o leste de Goiás, passando pelo centro e norte de Minas Gerais e o Distrito Federal.

Chuva volumosa e frente fria no domingo

tempo, frente fria
Foto: Pixabay

O domingo (26) será de avanço da frente fria pelo Centro-Sul do Brasil, o que pode provocar alguns temporais devido à combinação entre calor e umidade. Tratando-se de chuva volumosa, isso só deve acontecer de forma pontual.

Volumes significativos ainda podem ser registrados no começo do dia na fronteira do Brasil com o Uruguai. Depois, a chuva vai perdendo intensidade conforme a frente fria avança em direção ao Sudeste, podendo chegar no estado de São Paulo no final do dia.

  1. Para a metade norte do país, há previsão de chuvas volumosas em três pontos:
  2. Entre o norte de Rondônia e o Amazonas;
  3. Faixa que engloba Maranhão, Piauí e Ceará; e

Boa parte da costa leste nordestina, de Salvador (BA) até Natal (RN).

Por outro lado, nada de chuva prevista desde o Espírito Santo até o leste de Goiás. Com relação aos ventos e agitação marítima, vale ressaltar as ondas de até três metros de altura no litoral gaúcho.

Rajadas de ventos de até 60 km/h também na costa gaúcha e ventos que podem variar entre 40 e 50km/h desde o Rio Grande do Sul até áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.