Tempo

Previsão do tempo: risco de temporais e chuva volumosa

A meteorologia avisa que o mar seguirá agitado do RS a SP

Quarta-feira (5) com chuva volumosa e risco para temporais na faixa oeste do Brasil, desde Mato Grosso do Sul até o Acre. De acordo com a previsão do tempo, isso se dará devido ao avanço de uma frente fria continental e à atuação do corredor de umidade, que irá transportar ar quente e úmido da Amazônia até o Sul do país.

+ Quais os impactos das chuvas desta semana na colheita da soja?

Potencial de chuva volumosa ainda na faixa que vai do Amapá até o Rio Grande do Norte. No caso, o sistema se dará devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com volumes que podem chegar à casa dos 50 milímetros. Na maior parte do Brasil Central até chove, mas de forma rápida e irregular. Além disso, essa chuva será intercalada com períodos de tempo aberto e elevação das temperaturas.

A chuva se espalha novamente pela maior parte da região Sul, mas sem grandes acumulados. Nessa área do país, há a presença de uma frente fria, que pode provocar ventos e trovoadas, especialmente no oeste dos três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Por outro lado, o tempo seco continua predominando em boa parte de São Paulo, no norte do Paraná e no leste do Mato Grosso do Sul.

Previsão do tempo indica mar agitado

mar agitado
Foto: Agência Brasil

Segundo a previsão do tempo para a quarta, não vai chover em boa parte de Roraima. Enquanto isso, há chance para chuvas isoladas no interior do Nordeste. Por fim, a meteorologia indica mar agitado desde o Rio Grande do Sul até São Paulo. Nesse sentido, as ondas podem chegar aos 2 metros de altura.

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.