Tempo

Previsão do tempo: semana vai chegando ao fim com geada no Sul

O fenômeno atinge de forma abrangente áreas de hortaliças e feijão, mas também pode ser registrado em plantações de milho e cana-de-açúcar

São Joaquim, Geada
Confira na previsão do tempo quais áreas devem ser atingidas pela geada nesta quinta e sexta. Foto: Mycchel Legnaghi

Após a chuva vem o frio, indica a previsão do tempo. A quinta-feira, 7, amanhece gelada no Sul do Brasil e com potencial de geada em diversos lugares, desde o Rio Grande do Sul até o Paraná, por conta de uma massa de ar seco e frio, de origem polar.

No Rio Grande do Sul, as menores temperaturas devem ser registradas em pontos da fronteira com o Uruguai, passando pelo centro do estado, até atingir a faixa norte e cidades no extremo noroeste também. Em Santa Catarina há potencial de geada no oeste, pontos da serra até o norte. No Paraná, as menores temperaturas devem ser registradas na metade sul do estado. De forma mais pontual, pode gear inclusive no noroeste do Paraná.

Para os produtores rurais, a geada é sempre uma grande preocupação. Nesta quinta-feira pode atingir áreas de milho e cana-de-açúcar no Paraná, mas de forma fraca e isolada; pode gear no feijão e em hortaliças, de forma mais abrangente. Atenção: não há potencial de geada no café.

Em relação à chuva, pancadas bem isoladas e sem grandes acumulados devem ser registradas no litoral norte do Rio Grande do Sul, no litoral sul de Santa Catarina e no litoral do Paraná, por conta da umidade que vem do oceano.

Atenção redobrada com relação aos ventos especialmente em áreas costeiras, com rajadas entre 50 e 70 km/h. No decorrer desta quinta-feira fica válido o alerta de ressaca emitido pela Marinha do Brasil de Laguna (SC) a Paranaguá (PR), com ondas de 2,5 metros de altura.

Já na sexta-feira, 8, ainda pode gear no Sul do Brasil, porém, com menor intensidade e especialmente em uma área bem menor comparada à quinta-feira. As menores temperaturas devem ser registradas na serra gaúcha, na serra catarinense, no extremo oeste de Santa Catarina e em pontos mais altos de Caçador (SC) a Inácio Martins (PR).

Nas demais áreas, o dia amanhece com céu claro, mas o potencial de geada diminui. Chuva apenas no litoral do Paraná por conta da circulação dos ventos úmidos, mas será fraca e rápida.

No sábado, 8, não há condição de chuva em toda a região Sul, porém, logo pela manhã, destaque para a formação de névoa úmida e/ou nevoeiro na faixa leste, desde a serra gaúcha até o Paraná.

Nas demais áreas dos três estados, condição de céu claro, pouca presença de nebulosidade. O frio vai perdendo força aos poucos com a gradativa elevação da temperatura, tanto pela manhã quanto à tarde, isso por conta da mudança na direção dos ventos que voltam a soprar do quadrante Norte.

Por fim, o domingo, 9, ainda pode amanhecer com névoa úmida do leste de Santa Catarina ao leste do Paraná, o que inclui Florianópolis e Curitiba. O fenômeno que reduz a visibilidade horizontal não deve durar muito tempo e logo dá lugar ao sol.

Nas demais áreas dos estados paranaense e catarinense, além de todo o estado do Rio Grande do Sul, o dia será de céu claro, sol, pouca presença de nebulosidade e gradativa elevação da temperatura.