Tempo

Previsão é de temperaturas negativas e geada na próxima semana no Brasil

Uma forte e extensa massa de ar frio atingirá o Brasil provocando acentuada queda de temperatura em diversas regiões

Uma forte e extensa massa de ar frio atingirá o Brasil a partir de domingo (15) provocando acentuada queda de temperatura e geada em diversas regiões.

brasil, geada, frio
Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

A partir do dia (16), a massa de ar frio se desloca rapidamente pelo Sul avançando para áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste e, durante à noite, chega aos estados de Rondônia e Acre, causando o segundo episódio de friagem.

Geada

A tendência é de condições favoráveis à formação de geada na Região Sul no período de 17/05 a 22/05.

No sul do Mato Grosso do Sul, de 17/05 a 21/05 e, em áreas isoladas de São Paulo e sul de Minas Gerais, entre os dias 18/05 e 22/05. As geadas poderão ser fortes em alguns pontos da Região Sul.

Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, A geada pode ser ocasionada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento.

Além disso, seu efeito nas plantas varia de acordo com a espécie, a sua tolerância ao frio e a fase fenológica que ela se encontra e sua ocorrência resulta, em muitas vezes, em severos prejuízos econômicos principalmente se ocorrem precoce ou tardiamente.

Além dos alertas emitidos pelo Inmet, o Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (Sisdagro) tem uma ferramenta de previsão de condições favoráveis à formação de geada com antecedência de cinco dias.

Há a possibilidade de ocorrência de neve nas serras Gaúcha e Catarinense entre a noite do dia 16 e a madrugada do dia 18/05.