Tempo

Confira a previsão do tempo para segunda e terça-feira

Inverno começa com instabilidade na região Sul e com tempo seco predominando na região central

Segunda-feira, 21

Sul

Um novo sistema de baixa pressão atmosférica se forma no sul do Paraguai e, aliado a instabilidades em altitude conhecidas como “cavados” e uma frente fria que passa muito afastada no oceano deixa o tempo instável em quase todo o Paraná, Santa Catarina e na faixa norte do Rio Grande do Sul, onde pode chover a qualquer hora do dia. Aliás, atenção quanto essa chuva pois pode ter intensidade moderada. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul o sol aparece entre variação de nuvens e não chove.

Sudeste

O tempo volta a ficar firme em quase toda a região, com poucas nuvens no céu. Somente no sul e faixa leste paulista, além do litoral do Rio de Janeiro, ainda haverá muita variação de nebulosidade, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Aliás, no sul paulista pode inclusive chover a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, nada de chuva. Temperaturas em rápida elevação.

Centro-Oeste

Um novo sistema de baixa pressão atmosférica se forma no sul do Paraguai, o que juntamente com a presença de instabilidades em altitude, deixam o tempo bastante instável no sul do Mato Grosso do Sul, com condição para chuva a qualquer hora do dia. O frio não dá trégua. No restante do Centro-Oeste, sem mudanças nas condições de tempo: muito sol e calor.

Nordeste

O tempo fica instável desde o nordeste da Bahia até o norte do Maranhão, incluindo quase todo o Piauí, todo o Ceará e estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, devido à umidade que vem do mar e instabilidades nos altos níveis da atmosfera. Aliás, atenção maior para Sergipe e Alagoas, onde a chuva é mais forte e ocorre a qualquer hora do dia, além de ser mais volumosa. Nas demais áreas, o tempo segue firme e quente, além da umidade do ar ficar baixa à tarde.

Norte

As pancadas continuam ocorrendo na maior parte da região na forma de temporais isolados, com exceção apenas do sul de Rondônia, centro-sul do Pará e Tocantins, onde o tempo fica firme.

Terça-feira

Sul

A frente fria avança pela costa da região Sul, porém afastada em alto mar, deixando o tempo instável somente no litoral gaúcho, e faixa leste catarinense e paranaense. Nestas áreas, a chuva ocorre a qualquer hora do dia e o tempo nem chega a abrir. Nas demais áreas da Região, o sol aparece entre variação de nuvens e não chove.

Sudeste

Uma frente fria avança afastada no oceano, deixando o tempo instável na faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Na maioria dessas áreas, o tempo fica bem fechado e a chuva ocorre a qualquer hora do dia. Em todas as áreas, o friozinho predomina. Enquanto isso, no restante do Sudeste, o tempo fica firme.

Centro-Oeste

O tempo firme predomina em todo o Centro-Oeste do Brasil, somente com variação de nuvens no sul de Mato Grosso do Sul, mas que não são capazes de causar chuva.

Nordeste

O tempo passa a ficar firme na maior parte do Nordeste, devido ao predomínio de uma massa de ar seco. Chove somente no norte do Maranhão/Piauí e Ceará, e também na faixa leste entre Salvador (BA) e a Paraíba. Aliás, entre a capital baiana e o litoral de Alagoas, a chuva é mais volumosa e o tempo nem chega a abrir.

Norte

As condições de tempo seguem praticamente as mesmas, assim como a área da chuva. Na maior parte da Região, as pancadas têm intensidade moderada à forte e vem acompanhadas de raios, mas ocorrem de forma isolada, devido às instabilidades tropicais. Somente no sul de Rondônia e Pará, e Tocantins não há o menor sinal de chuva.