Tempo

Previsão do tempo: veja onde chove neste fim de semana

Segundo a Somar Meteorologia, o avanço de uma frente fria muda as condições em parte do país neste sábado, mas sistema se afasta para o oceano no domingo

chuva previsão do tempo
Confira a previsão do tempo para este sábado e domingo. Foto: Agraer

Sábado, 25

Sul

A frente fria segue provocando chuva no Rio Grande do Sul e se espalha para o centro-oeste e sul de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Os maiores acumulados serão observados no território gaúcho, principalmente entre a madrugada e a manhã. No norte catarinense e demais áreas paranaenses, o tempo firme segue predominando e a nebulosidade aumenta. As temperaturas despencam em todo o Sul.

Um sistema de baixa pressão atmosférica no oceano, associado à frente fria, faz com que as rajadas de vento ganhem força no litoral da região, podendo ultrapassar 60 km/h. Aliás, a Marinha Brasileira alerta para ressaca entre Torres (RS) e Cabo de Santa Marta (SC), com ondas que podem chegar aos três metros de altura.

Sudeste

A nebulosidade e as rajadas de vento tendem a aumentar um pouco mais em São Paulo, devido à aproximação de uma frente fria sobre a costa. Durante a noite, há chance para chuva fraca somente no litoral paulista, devido à atuação desse mesmo sistema.

Chove também do nordeste de Minas Gerais ao norte do Espírito Santo por conta da combinação entre calor e umidade.

As demais áreas da região seguem sob influência de uma massa de ar quente e seco, e a atenção se volta mais uma vez aos baixos índices de umidade relativa do ar no período da tarde.

Centro-Oeste

A frente fria que antes atuava no Sul avança e consegue provocar chuva no sul de Mato Grosso do Sul, mas na forma de pancadas fracas e isoladas. O tempo seco e quente segue predominando sobre grande parte da região, o que mantém os níveis de umidade relativa do ar críticos durante a tarde.

Com os ventos mudando de direção, as temperaturas sofrem leve queda se comparadas aos dias anteriores, tanto em Mato Grosso do Sul quanto no oeste e sul de Mato Grosso, incluindo Cuiabá.

Nordeste

As ondas de leste seguem provocando aumento de nebulosidade e pancadas de chuva na faixa desde o litoral sul da Bahia até Natal (RN). A umidade combinada ao calor favorece também a chuva no norte do Maranhão, mas ainda de forma isolada e fraca.

Tempo firme nas demais áreas, com sol, calor e baixos índices de umidade relativa do ar.

Rajadas de vento moderadas serão observadas por toda a região, especialmente no litoral.

Norte

A chuva segue restrita ao norte do Amazonas, Roraima, Amapá, norte do Pará e Acre.

Previsão de tempo seco, sem condição para chuva em Rondônia, Tocantins, sul do Amazonas e sul do Pará.

Domingo, 26

Sul

O frio marca presença sobre toda a região e a condição para geada aumenta em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e pontos mais altos do sul do Paraná. Ao longo do dia, mesmo com sol as máximas não sobem nessas áreas.

Previsão de chuva somente no litoral do Paraná e norte de Santa Catarina, devido à umidade que sopra do oceano, e ainda no extremo oeste gaúcho no fim da noite, por conta de instabilidades que começam a se aproximar da região.

Sudeste

A frente fria já se encontra bastante afastada no oceano, mas um sistema de baixa pressão atmosférica atua nos litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro, mantendo o dia mais nublado nessas áreas.

Em São Paulo, chove fraco somente no litoral e também no ABC paulista. Já no Rio de Janeiro, há expectativa é de chuva em grande parte do estado – exceto no norte – com maiores acumulados entre a Costa Verde e Baixada Fluminense. Rajadas de vento moderada também serão observadas, além de um leve declínio nas temperaturas. Chove fraco também entre o nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo, devido à disponibilidade de umidade, que favorece a formação de nuvens carregadas.

Já nas demais áreas do Sudeste, o tempo firme segue predominando.

Centro-Oeste

O tempo firme volta a predominar por toda a região e as temperaturas voltam a subir novamente. Sem chuva, atenção sempre ao ar seco e ao aumento no número de focos de queimada.

Nordeste

Mais um dia de tempo firme no interior da região. Atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente nas horas mais quentes do dia.

Pancadas isoladas de chuva ainda são esperadas para a faixa leste e litoral de Ceará ao Maranhão, mas sem grandes acumulados.

Rajadas de vento moderadas serão observadas por toda a região, especialmente no litoral.

Norte

Novamente, pancadas isoladas e passageiras de chuva são esperadas no oeste do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará.

Enquanto isso, nas demais áreas, o tempo seco e quente persiste.