Tempo

Previsão do tempo: chuva avançará para Centro-Oeste e Sudeste

De acordo com a meteorologia, os volumes serão maiores no Espírito Santo, atrapalhando a colheita do café conilon

A frente fria chegou provocando mudanças no tempo. Já choveu 100 milímetros na região de Venâncio Aires, no centro gaúcho, área forte na produção de tabaco. Esse acumulado representa 70% da média de julho. Em Soledade, os ventos fortes chegaram a 80 km/h. Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai já faz frio, com sensação térmica negativa e temperaturas na marca dos 4 °C/5 °C, por conta da entrada da massa de ar polar e dos ventos fortes, o famoso “Minuano”.

Nesta quarta-feira, 29, a chuva chega ao Paraná e a Mato Grosso do Sul, o que pode atrapalhar momentaneamente a colheita do milho segunda safra e da cana-de-açúcar. O que chama a atenção é o volume previsto nos portos de Paranaguá e de Santos, com mar agitado, o que deve atrapalhar as atividades. Enquanto isso, o frio será intenso no Rio Grande do Sul, com geadas em áreas não vulneráveis.

Na quinta-feira, 30, a chuva fraca pode atrapalhar a secagem do café no sul de Minas Gerais e será mais volumosa nas áreas de café conilon do Espírito Santo, com até 50 milímetros. Depois disso, a frente fria vai se afastar pela costa do Sudeste.