Tempo

Previsão do tempo indica chuva e ventos fortes neste fim de semana

De acordo com a Somar Meteorologia, alguns estados podem registrar até mesmo temporais, o que causaria transtornos, como deslizamentos

Previsão do tempo para sábado, 23

Sul

Áreas de instabilidade que atuam nos médios níveis da atmosfera aumentam as condições para chuva forte no Sul do país, especialmente no oeste do Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

Na faixa leste catarinense e paranaense, os ventos que sopram do oceano ainda mantêm condições para chuva volumosa nestas áreas, abrangendo também parte do litoral norte do Rio Grande do Sul. O que merece atenção por conta do risco de deslizamentos, enxurradas e alagamentos.

Chuva forte também nas demais áreas, mas de forma pontual e com baixos acumulados.

As temperaturas variam pouco em relação aos dias anteriores e por conta da chuva e da presença de nebulosidade, não faz tanto calor na parte da tarde.

Sudeste

Para o sábado, não há discrepâncias nas condições do tempo comparada ao dia anterior. Chuva forte e temporais no estado de São Paulo ainda continuam, por causa das áreas de instabilidade que atuam em diferentes níveis da atmosfera. Deve chover de forma fraca e isolada na Costa Verde do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, por conta dos ventos úmidos que sopram do oceano.

No restante do Sudeste, o tempo firme deve predominar. Em relação às temperaturas, segue fazendo bastante calor em boa parte do Sudeste. Só onde a chuva acontece é que as temperaturas ficam um pouco mais amenas.

Centro-Oeste

As condições de chuva forte e temporais no Centro-Oeste continuam, especialmente em Mato Grosso do Sul. As chuvas estão relacionadas com o corredor de umidade, somado à presença de instabilidades nos médios níveis da atmosfera. Em Mato Grosso e em Goiás, a chuva também deve ocorrer de maneira forte, mas de forma bem isolada e com baixos acumulados.

Na maior parte da região, faz calor, com exceção ao sul de Mato Grosso do Sul, devido ao tempo fechado.

Nordeste

O sábado terá condição muito semelhante na região Nordeste, com chuva e temporais no Maranhão, Piauí e Ceará, onde os acumulados de chuva devem ocorrer de maneira mais expressiva, por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical, que provoca chuva e temporais na região durante esta época do ano. Deve chover ainda de maneira bem pontual e com baixos acumulados no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

No interior da Bahia, o tempo firme segue predominando com chuva isolada apenas na faixa leste, de acordo com a previsão do tempo.

Norte

No sábado, as instabilidades persistem em todas as áreas do Norte do país. Chuva forte e bastante volumosa deve ocorrer no Acre, por conta da influência de uma área de baixa pressão atmosférica. No norte do Pará e Amapá, a ZCIT segue provocando instabilidades, com altos acumulados de chuva. Em Tocantins, segue a condição para temporais, por conta da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Domingo, 24

Sul

As chuvas não param na região Sul do país e continuam com acumulados altos e condição para transtornos no domingo, de acordo com a previsão do tempo. Os maiores volumes agora se concentram em mais áreas do Rio Grande do Sul, abrangendo toda a região centro-norte do território gaúcho, oeste de Santa Catarina e entre o oeste e sul do Paraná. Nas demais áreas há previsão de pancadas de chuva forte, mas passageira.

A chuva do domingo tem influência de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina. Em relação às temperaturas a máxima sobe no centro-sul do Rio Grande do Sul e ficam mais amenas em grande parte de Santa Catarina e Paraná.

Sudeste

Chove em forma de pancadas fortes à tarde no domingo na maior parte do estado de São Paulo, pegando desde a região de Presidente Prudente, Itapeva, Registros, Campinas, Região Metropolitana de São Paulo e o Vale do Paraíba, e em áreas do sul mineiro. Os acumulados podem ser elevados no litoral sul e em Registro, no estado de São Paulo, mas não se descartam alagamentos em pontos isolados das cidades paulistas.

Pancadas de chuva rápidas e isoladas no Espírito Santo ao longo do dia, mas sem grandes volumes previstos. Essas chuvas ocorrem por conta de uma área de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo e mais a circulação dos ventos em altitude.

Já em boa parte de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e no norte de São Paulo, o tempo é firme, e faz calor.

Centro-Oeste

Maiores volumes de chuva continuam sobre o oeste, centro e sul de Mato Grosso do Sul no domingo, com condição para alagamentos e enxurradas. Nessas áreas, os temporais ocorrem ao longo do dia e durante à tarde as chuvas se espalham em grande parte da região Centro-Oeste em forma de temporais. A chuva está associada principalmente ao corredor de umidade que vem da Amazônia.

Nordeste

Chuvas ainda se espalham associadas à borda do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre Maranhão, oeste e norte do Piauí, Ceará e numa área que vai do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. São esperados temporais localizados no norte do Maranhão.

Por outro lado, o ar seco e quente inibe a formação de nuvens carregadas no oeste e centro da Bahia, sul do Piauí e oeste de Pernambuco, de acordo com a previsão do tempo.

Norte

O domingo ainda terá condições para chuva forte, temporais e acumulados elevados em boa parte da região Norte. Os maiores volumes de chuva ficarão concentrados no Amazonas, no Acre, Rondônia e no Amapá. Boa parte da precipitação se deve ao calor e à alta umidade, mais a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica em parte dessa área, e no Amapá, devido ainda à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).