Tempo

Previsão do tempo: fim de semana terá temporais em três regiões

Ventos fortes, raios e até granizem pode causar transtornos neste sábado e domingo, de acordo com a meteorologia

tempo, clima, nuvem, chuvas, previsão do tempo, temporais
Previsão do tempo para o fim de semana. Foto: Pixabay

Sábado, 26

Sul

Um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina, somado a instabilidades em diversos níveis da atmosfera e ao transporte de calor e umidade que vem da região Amazônica, provoca chuva em todas as áreas do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Atenção aos altos acumulados, principalmente no oeste, Campanha e sul gaúchos. O destaque serão os temporais, com rajadas de vento que podem passar dos 80 km/h, eventual queda de granizo e raios. Enquanto isso, tempo firme segue predominando no Paraná e nas demais áreas catarinenses.

Sudeste

O sistema de alta pressão segue atuando no Brasil central e mantém o tempo firme em todas as áreas da região. Volta a fazer calor e os índices de umidade relativa do ar atingem níveis críticos no período da tarde, especialmente do oeste paulista ao Triângulo Mineiro.

Centro-Oeste

A massa de ar seco continua atuando, mantendo o tempo firme em grande parte da região. Mas segue ainda a condição para chuva acompanhada de trovoadas no norte de Mato Grosso, com altos acumulados, principalmente nas áreas de divisa com o Norte do país.

Nordeste

A circulação dos ventos favorece o transporte de umidade para a costa leste, favorecendo a formação de nuvens carregadas e, consequentemente, chuva. Previsão de precipitações também no oeste do Maranhão, mas novamente com baixos acumulados. Demais áreas ainda com tempo firme.

Norte

Sábado ainda tem chuva se espalhando por grande parte da região, inclusive de forma volumosa em Roraima, Acre, Amazonas e Rondônia. O tempo firme predomina apenas no sul do Tocantins.

Domingo, 27

Sul

Alerta redobrado neste domingo para os intensos temporais esperados no Rio Grande do Sul. Atenção aos acumulados elevados, queda de granizo, temporais acompanhados por alta densidade de raios e intensa ventania, com rajadas que podem ultrapassar 80 km/h em alguns pontos.

Todos esses ingredientes são favoráveis para transtornos, como alagamentos, deslizamentos de terra, destelhamentos de pequenas construções e demais adversidades..

Entre Santa Catarina e Paraná, o vento chamará mais atenção do que a chuva, com rajadas que também podem ultrapassar 80 km/h. A chuva ocorre de maneira mais isolada e com menores acumulados, apesar de a previsão para trovoadas. As instabilidades atingem áreas do oeste e sul do Paraná e todo o território catarinense.

Sudeste

O sistema de alta pressão atua na região, inibindo a formação de nuvens mais carregadas. Segue fazendo calor na parte da tarde, e os índices de umidade relativa do ar ficam ainda mais baixos nas horas mais quentes do dia.

Centro-Oeste

O transporte de umidade que vem da região amazônica, associado à presença de calor, mantém a condição para chuva no centro-oeste e norte de Mato Grosso, e agora também no centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Não se descarta a chance para temporais isolados nessas áreas e até mesmo eventual queda de granizo. Em Mato Grosso do Sul, as rajadas de vento ganham força e podem ultrapassar 60 km/h em diversos pontos.

Nordeste

A chuva fica restrita à costa leste, entre Natal (RN) e Recôncavo Baiano (BA), por conta da umidade que sopra do oceano e favorece a formação de nuvens carregadas. Essa circulação dos ventos não consegue adentrar o continente. Por isso, o tempo seco e quente persiste em todas as áreas, sem condição para chuva.

Norte

Domingo segue com chuva em grande parte da região e há chance de forte temporais. Tempo firme fica restrito ao Tocantins e ao leste do Pará.