Tempo

Veja a previsão do tempo para o 1º fim de semana de agosto

De acordo com a Somar Meteorologia, o novo mês começa sem grandes mudanças nas chuvas

nuvens, chuva, céu fechado, previsão do tempo
Previsão do tempo para este sábado e domingo. Foto: Pixabay

Sábado, 1º

Sul

O sábado tem tempo firme predominando na região. Chove apenas no litoral do Paraná e no extremo litoral sul do Rio Grande do Sul.

Há potencial para a ocorrência de nevoeiro em Santa Catarina e no sul e leste do Paraná, nas primeiras horas do dia, mas o fenômeno se dissipa ainda pela manhã. As temperaturas sobem, com a sensação de calor retornando no período da tarde.

Sudeste

A chuva perde força, mas pancadas isoladas ainda ocorrem no litoral paulista, Chove também no Rio de Janeiro, nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo, mas de forma mais pontual, intercalado com períodos de melhoria.

Sábado de tempo firme nas demais áreas, com temperaturas em lenta elevação. O mar continua agitado pela madrugada e manhã, aos poucos perdendo força ao longo do dia.

Centro-Oeste

A massa de ar seco persiste e, por enquanto, não tem previsão para ir embora. Atenção sempre redobrada ao aumento no número de focos de queimada e os baixos índices de umidade relativa do ar.

Nordeste

A combinação entre calor e os ventos úmidos que sopram do mar contra a costa favorece pancadas isoladas de chuva em toda faixa leste e também no norte do Maranhão, mas sem acumulados expressivos.

Enquanto isso, o tempo seco e quente persiste no interior da região e também sobre todo o restante do Maranhão, Piauí e Ceará.

Rajadas de vento de moderada à forte intensidade serão observadas por toda a região.

Norte

O fim de semana começa com chuva em Roraima, norte do Pará e Amapá. Aliás, altos volumes de chuva são esperados para o Amapá neste sábado.

Enquanto isso, as demais áreas da região seguem com tempo firme.

Domingo, 2

Sul

O dia começa com nevoeiro na faixa leste dos três estados, por conta da disponibilidade de umidade e das temperaturas mais baixas nas primeiras horas do dia.

No restante do dia, o sol predomina em todas as áreas, mas ainda há condição para pancadas isoladas de chuva no extremo litoral sul gaúcho.

Sudeste

Domingo com chance de nevoeiro na faixa leste de São Paulo, sul de Minas e Rio de Janeiro.

O tempo firme predomina em grande parte de São Paulo e Minas Gerais, com chuva somente no litoral paulista e nordeste mineiro. Chove também no Espírito Santo.

Tempo firme nas demais áreas, incluindo todo o Rio de Janeiro.

Centro-Oeste

Domingo sem condição para chuva. Sol, calor e índices de umidade relativa do ar próximos a 30%, considerados prejudiciais à saúde humana, predominam na região.

Nordeste

O interior da região segue sem condição para o retorno da chuva. Algumas localidades do oeste baiano já somam 80 dias consecutivos sem registro de precipitações.

Enquanto isso, o leste da região ainda tem pancadas de chuva, por conta dos ventos úmidos que sopram do mar, assim como no norte do Maranhão e litoral do Ceará.

Rajadas de vento de moderada à forte intensidade serão observadas por toda a região.

Norte

A expectativa é de poucas mudanças no cenário de chuva, que se concentra novamente no extremo norte da região, com acumulados levemente mais expressivos em Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Belém (PA).

Enquanto isso, no interior, o tempo quente e seco mais uma vez predomina.