Tempo

Previsão do tempo indica fim de semana sem grandes mudanças no Brasil

De acordo com a Somar Meteorologia, a passagem de uma frente fria até aumenta a nebulosidade em parte do Sul, mas não chega a provocar chuva

nuvem, céu, previsão tempo, clima
Confira a previsão do tempo para este sábado e domingo. Foto: Pixabay

Sábado, 8

Sul

O sábado com condição de chuva entre a madrugada e a manhã no extremo sul gaúcho. A chuva diminui ainda pela manhã e o tempo firme passa a predominar. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, não há previsão de chuva. A passagem da frente fria aumenta um pouco a nebulosidade no estado, mas não chove. As temperaturas tendem a sofrer leve queda se comparada aos últimos dias, mas a sensação de calor fora de época se mantém no período da tarde.

Entre Santa Catarina e Paraná, tempo firme e quente, somente com leve aumento de nebulosidade na faixa leste de ambos os estados, devido à instabilidades que atuam no alto da atmosfera, mas que, por enquanto, não tem suporte de umidade suficiente para provocar chuva.

Sudeste

Instabilidades no alto da atmosfera combinados à disponibilidade de umidade mantêm a condição de chuva no Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais.

Nas demais áreas, a amplitude térmica novamente tende a ser mais significativa, com manhãs frias e tardes ligeiramente mais quentes. Sem chuva, atenção ao aumento nos focos de queimada e aos baixos índices de umidade relativa do ar.

Centro-Oeste

Mais um dia seco e quente em toda a região, sem expectativa de grandes mudanças por enquanto. Os índices de umidade relativa do ar seguem baixos, o que potencializa a ocorrência de queimadas na região.

Nordeste

A chuva não dá trégua em toda a costa leste, mas que de forma geral ocorre de forma rápida e passageira, com maiores acumulados no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas.

Nas demais áreas, o tempo seco persiste, sem expectativa para mudanças por enquanto.

Rajadas de vento com moderada a forte intensidade ainda ocorrem na região, principalmente no litoral.

Norte

A chuva se concentra novamente no norte do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá.

Tempo seco e quente persiste nas demais áreas da região. Atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, principalmente em Rondônia, onde os valores ficam ainda menores.

Domingo, 9

Sul

O domingo será mais um dia com tempo firme. As temperaturas voltam a subir no Rio Grande do Sul e se mantém elevadas em Santa Catarina e Paraná, acima da média climatológica para o período.

Sem chuva, atenção para o aumento no número de focos de queimada e aos baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no centro-oeste do Paraná.

Sudeste

O tempo se mantém firme em grande parte da região e a chuva só deve ocorrer do Espírito Santo ao nordeste de Minas Gerais, ainda por conta dos ventos úmidos que sopram do mar.

Atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar entre o oeste paulista e o oeste mineiro. A amplitude térmica segue significativa, com manhãs mais frias e tardes com leve sensação de calor.

Centro-Oeste

Domingo sem grandes mudanças no tempo no Centro-Oeste do país, com tempo firme e bastante seco. Isso porque o bloqueio atmosférico segue impedindo o avanço de frentes frias pelo país.

Nordeste

A chuva segue concentrada na faixa leste, por conta das Ondas de Leste, que favorecem o transporte de umidade oceânica. Os maiores acumulados são esperados no litoral da Bahia e de Sergipe.

Norte

Chuva segue mais restrita ao norte da região, com maiores acumulados ocorrendo em Roraima, Amapá, noroeste do Amazonas e nordeste do Pará.

As demais áreas seguem com tempo seco e quente.