Tempo

Previsão do tempo indica terça-feira chuvosa em parte do Brasil

De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações vão de pancadas isoladas no Sul, Sudeste e Nordeste até temporais no Centro-Oeste

Com apoio de

Sul

Área de instabilidade leva chuva pontual à metade norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e sul do Paraná. As chuvas têm a cara da estação: pancadas rápidas, isoladas e pontualmente fortes no fim da tarde; no território gaúcho, a chuva ocorre mais no período da noite. Grande parte do Paraná já terá um dia ensolarado com elevação das temperaturas, e as rajadas de vento são moderadas no Rio Grande do Sul.

Sudeste

Na terça-feira, segue a condição para pancadas isoladas, agora com aumento da nebulosidade no leste paulista e em parte do Rio de Janeiro. O sistema de baixa pressão atmosférica mantém a condição para chuva na região, além de a direção dos ventos favorecer o transporte de umidade para a costa, por isso é esperada queda significativa das temperaturas em São Paulo, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Baixada, Costa Verde, Serra e Baixada fluminense, além de na região dos Lagos, e chances para chuva ao longo do dia, com baixos acumulados.

Nas demais áreas da região, seguem sob influência da massa de ar seco, que inibe a formação de nuvens de chuva e mantém o tempo firme.

Centro-Oeste

A chuva perde força em Mato Grosso do Sul e grande parte da região passa a sofrer influência da massa de ar seco. Chove apenas no norte de Mato Grosso, de forma pouco volumosa, mas que pode vir acompanhada de temporais. Temperaturas extremamente altas na região, próximo de 40 °C em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nordeste

Terça-feira ainda com chuva na faixa leste nordestina, entre Natal (RN) e o Recôncavo Baiano (BA), de forma isolada e com baixos acumulados. Chove também no norte do Maranhão e litoral do Ceará, mas também de forma isolada e passageira.

Interior ainda com tempo firme e índices críticos de umidade relativa do ar. Os termômetros ficam extremamente elevados na região, com atenção ao Piauí, estado que deve registrar as maiores temperaturas.

Norte

Altos acumulados de chuva são esperados entre o oeste do Amazonas e Acre. Chuva com trovoadas também ocorre em Rondônia, Pará, Amapá e Roraima. No centro-sul do Tocantins, o tempo firme ainda persiste. A temperatura diminui um pouco no Acre e Rondônia.