Tempo

Primeira onda de frio de agosto está a caminho; veja quando chega

Semana começa com granizo, que será seguido por geada no Sul

Uma forte frente fria deve levar chuva para muitas áreas do Brasil, além de provocar rajadas de vento, raios e até granizo em alguns pontos. O ar mais seco de origem polar começa a avançar pelo Centro-Sul no fim da semana, por isso a chuva diminui.

Mas o destaque será o frio, com chance de geada em vários pontos entre quarta (10) e quinta-feira (11). Será a primeira onda de frio intensa de agosto.

Chuva e frio

A atmosfera fica mais instável neste início de semana e a circulação de ventos mantém o tempo muito instável no Sul, em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul de Goiás.

Há previsão de chuva em todas essas áreas, com destaque para temporais, principalmente no litoral norte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina, interior do Paraná, oeste de São Paulo, sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Há risco de queda de granizo nas próximas 24 horas no Centro-Sul do Brasil.

Risco de granizo em milho e trigo

Embora a colheita do milho segunda safra esteja em ritmo avançado, ainda há áreas a serem colhidas, que estão sob risco de granizo. Além disso, a chuva paralisa as atividades de campo.

Em relação ao trigo, a chuva tão aguardada para as áreas mais no norte do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, onde a lavoura está majoritariamente em fase de enchimento de grãos, pode vir acompanhada por granizo entre esta segunda (8) e terça-feira (9).

Corredor de umidade

No Sul, no Centro-Oeste e em parte do Sudeste, as chuvas são causadas por um corredor de umidade que vem da região da Amazônia.

Mas em Mato Grosso do Sul, no Sul e no interior de São Paulo, ainda há o reforço de uma área de baixa pressão atmosférica que se forma a 1,5 km de altitude, além das fortes correntes de vento em altitude.

Chove em praticamente todo o estado de São Paulo, no sul de Goiás e de Minas Gerais. À noite, chove no centro-sul do Rio de Janeiro. As temperaturas não sobem muito.

O ar seco ainda impede a ocorrência de chuva no Espírito Santo, centro-norte de Minas Gerais, Distrito Federal, norte de Goiás, Tocantins, centro-sul do Pará e interior do Nordeste.

A chuva no Nordeste fica concentrada no litoral nesta semana e, em geral, não há previsão de volumes elevados. No início da semana há previsão de chuva volumosa no leste catarinense, sul e leste do Paraná e no norte do Rio Grande do Sul

Frente fria e ciclone

Na terça-feira, ocorre o processo de formação da frente fria e de um ciclone. A previsão é de chuva em todo o Sul, em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e centro-sul de Goiás.

A frente fria consegue levar chuva até Rondônia, Acre e Amazonas. Além da chuva, os ventos sopram de forma moderada a forte em muitas áreas, e as temperaturas ficam baixas no Centro-Sul.

O litoral do Nordeste fica instável, com algumas pancadas de Salvador até o litoral do Ceará e também no litoral do Maranhão.
Tempo firme ainda no Espírito Santo, centro-norte de Minas Gerais, Distrito Federal, Tocantins e interior do Nordeste.