Tempo

Primeira semana de janeiro será marcada por aumento de chuva; saiba onde

Com as pancadas, haverá reposição do déficit hídrico no solo de algumas áreas do Brasil

A passagem de uma nova frente fria, combinada com a circulação dos ventos e mais um corredor de umidade, provocam o aumento da chuva na região Sul na primeira segunda-feira do ano (2).

A chuva veio para amenizar os mais de 40 °C registrados em boa parte do Rio Grande do Sul. Em Quaraí, a máxima registrada neste início de 2023 foi de 40,9 °C.

Ainda assim, as pancadas serão isoladas, mesmo que aconteçam com forte intensidade em alguns pontos. Há risco de temporais nos três estados do Sul, com raios e rajadas de vento podendo chegar a 70 km/h, além de queda de granizo.

Tempo nas outras regiões do Brasil

O dia será abafado em São Paulo, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Espírito Santo. Pode chover em vários momentos na Zona da Mata Mineira, no sul de Minas e no interior do Rio, mas sempre intercalando períodos de sol e melhoria.

Na região Centro-Oeste, a circulação dos ventos reforça nuvens carregadas em Mato Grosso do Sul. No estado, há risco de chuva a qualquer momento, intercalando períodos de melhoria e possibilidade de temporais, durante as próximas 24 horas.

As instabilidades aumentam no Nordeste desde o litoral do Rio Grande do Norte até a região de Salvador (BA). Será um dia com muita variação de nuvens, boas aberturas de sol, mas chuva já desde o fim da manhã, podendo chover forte à tarde.

A Zona de Convergência Intertropical continua atuando na costa norte da região e chove forte desde o norte do Maranhão até o norte do Ceará. Teresina (PI) e Fortaleza (CE) estão em atenção.

No Norte do Brasil, o dia é abafado, com bastante variação de nuvens, sol, calor e chuva forte em todas as áreas, com exceção do oeste do Acre.

Chuva nos próximos dias

Ainda haverá chuva forte em Santa Catarina e no Paraná. O risco de transtornos aumenta conforme a frente fria avança pela costa da região Sudeste.

Chove forte em Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e de Goiás, ainda devido à circulação dos ventos. Pancadas fortes e tempo abafado marcam o período em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, inclusive no Distrito Federal.

Já no Espírito Santo e no sertão do Nordeste, há bastante sol e calor, com chuva passageira.

Os estados do Norte e do Nordeste, ainda continuam com bastante nuvens e com pancadas de chuva forte. Há risco de temporais no Amazonas, no interior do Pará e em Roraima. Chove forte no Maranhão, Piauí e Ceará com risco de temporais. Na costa leste do Nordeste, a chuva deve ser de moderada a forte.

A primeira semana de janeiro vai ser marcada pelo aumento da chuva no Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Com isso, haverá uma reposição do déficit hídrico em algumas áreas de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, sul de Mato Grosso e Paraná. Atenção para os acumulados passando de 100 milímetros em parte do Sudeste.

___________________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.