Tempo

Brasil pode bater recorde de calor esta semana; veja a previsão do tempo

O recorde anterior foi registrado em novembro de 2005, no interior do Piauí, com temperatura máxima de 44,7 ºC

O interior do Brasil pode registrar a temperatura mais alta da história até sexta-feira, 2, de acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Somar. O recorde até então aconteceu em 21 de novembro de 2005, em Bom Jesus (Piauí), quando os termômetros marcaram 44,7 ºC. Nesta quarta-feira, 30, Coxim (MS) já bateu 44,1 ºC. “Somente no fim de semana é que deve diminuir o calor no Centro-Sul”, diz.

Muitos estão de olho no céu, à espera de chuva para diminuir o calor, mas, nesta quinta, a previsão é de temporais apenas no Sul do país, por conta de uma frente fria.

Mapa de anomalia aponta chuva abaixo da média em outubro no oeste do Paraná, oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul, principalmente por causa dos primeiros dias do mês, que terão tempo muito seco.

A previsão é de 200 milímetros da costa do Sudeste ao Norte do Brasil, mas essa chuva só vai vir em meados de outubro. A partir do dia 10 é que as chuvas devem ser mais frequentes, espalhando-se pelo país. “Ainda não será chuva extraordinária, mas teremos um bom alívio, começando pelo estado do Paraná”, diz Desirée.