Tempo

Parte do Rio Grande do Sul deve receber chuvas neste fim de semana

Porém, de acordo com as projeções da Somar Meteorologia, os acumulados previstos não passarão de 15 milímetros, o que não reverte o quadro de seca

O verão com neutralidade climática tem castigado as lavouras do Rio Grande do Sul. Depois de um inverno e uma primavera bastante chuvosos, novembro apresentou irregularidade na distribuição das chuvas.

Em dezembro, a situação se agravou ainda mais, principalmente no sul do estado. Cidades como Dom Pedrito, localizada no centro-sul, tiveram apenas um único episódio de chuva no mês todo, acumulando apenas 15 milímetros, sendo que a média para a época é de 122 milímetros.

Janeiro de 2020 também não foi muito diferente. Até choveu cerca de 80 milímetros, mas o volume ainda está 30% abaixo do esperado.

Para este fim de semana, há previsão de chuva no extremo sul do estado, mas os volumes não devem passar de 15 milímetros, o que não reverte a situação dos produtores gaúchos.

No sábado, 25, o predomínio ainda é de tempo firme em grande parte das áreas, com temperaturas em elevação. No domingo, 26, novamente a maior parte da região Sul contará com tempo firme e sem condição para chuva. Apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul é que uma região de baixa pressão dará condição para chuva. A temperatura continuará subindo gradativamente.

Na segunda-feira, 27, o destaque ficará por conta da chuva na faixa leste do estado. Essa condição se estenderá também para a faixa norte gaúcha.