Tempo

Sudeste registra chuvas acima da média nas primeiras semanas de janeiro

A previsão para os próximos dias ainda é de tempo instável, com possibilidade de tempestades na maioria das regiões brasileiras

As primeiras semanas de 2021 começaram com temporais acompanhados de descargas elétricas em grande parte do país. Segundo o meteorologista Willians Bini, da Somar Meteorologia, a previsão para os próximos dias ainda é de tempo instável, com possibilidade de tempestades na maioria das regiões brasileiras.

Neste início de 2021, as precipitações estão acima da média em São Paulo, sul de Minas Gerais e oeste de Mato Grosso do Sul. “No município sul matogrossense de Corumbá, choveu quase 200 mm nas últimas 24 horas, volume que está acima da média prevista para todo o mês”, destaca Bini.

Ainda de acordo com o especialista, o cenário das chuvas mudou neste ano. “No ano passado, os volumes estavam mais significativos no Nordeste entre os dias 01 a 13 de janeiro, com a zona de convergência mais ativa naquela região em 2020. Neste ano, temos diversos fenômenos climáticos que explicam o maior índice de chuvas, como a condição do Oceano Pacífico, que está mais frio, além do Oceano Atlântico, que está mais quente”, explica o meteorologista.

Previsão do tempo

Para os próximos cinco dias, a meteorologia indica chuvas concentradas em São Paulo, passando pelo triângulo mineiro, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Durante esse período, as precipitações podem chegar a 130 mm em Mato Grosso do Sul, enquanto na região Sul a chuva segue mal distribuída.