Tempo

Tempo começa a mudar em algumas áreas nesta 3ª; confira a previsão para todo o país

Começa a chover no Rio Grande do Sul e a nebulosidade aumenta em outros estado; veja como ficam as condições

clima tempo nuvem
Foto: Pixabay

Sul

Um sistema frontal avança e o tempo muda em parte da região no decorrer do dia. Chove em forma de pancadas, com algumas trovoadas, em boa parte do Rio Grande do Sul. A chuva é isolada, e acontece à noite na maioria das áreas. Há previsão de rajadas de vento de 70 km/h na metade sul gaúcha, e na casa de 50 km/h no norte do estado e no litoral catarinense.

Ainda não chove no Paraná, nem em Santa Catarina, mas a nebulosidade já aumenta em relação aos últimos dias. Nessas áreas, o calor também segue acima do normal para a época do ano.

Sudeste

O dia será marcado por uma massa de ar seco na maior parte da região, o que inibe a formação de nuvens carregadas. A nebulosidade aumenta apenas no Espírito Santo e em Minas Gerais; há previsão de chuva isolada no norte capixaba e cidades mineiras mais próximas ao sul
da Bahia. Isso acontece por causa de ventos que sopram do mar contra a costa.

Atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar e calor para esta época do ano no interior paulista, oeste e norte de Minas Gerais e também no Rio de Janeiro.

 

Centro-Oeste

A nebulosidade começa a aumentar na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, por causa de uma área de baixa pressão atmosférica. No entanto, ainda não há previsão de chuva. A maior parte da região segue com tempo muito firme e temperaturas em rápida elevação. Durante a tarde, seguem os baixos índices de umidade relativa do ar, além de temperaturas máximas altas em toda a região.

 

Nordeste

A previsão é de mais um dia com chuva no leste da região e no norte do Maranhão. A chuva acontece a qualquer momento, com elevados acumulado, e riscos para alagamentos e eventuais deslizamentos de terra em todo o litoral baiano e proximidades.

As pancadas de chuva são mais isoladas e rápidas de Sergipe ao Rio Grande do Norte, assim como no norte do Maranhão. O destaque são as rajadas de vento acima de 50 km/h na região.

Novamente o tempo fica estável e sem chuva do norte do Ceará até o oeste e centro da Bahia, por conta de uma massa de ar seco. Atenção à umidade relativa do ar, que volta a ficar baixa no meio da tarde.

 

Norte

As condições seguem semelhantes às dos últimos dias, com chuvas desde o norte do Amazonas ao norte do Pará, passando por Roraima e Amapá. Por outro lado, o tempo segue firme nas demais áreas, com calor e baixa umidade do ar, com valores mais baixos em áreas do sul do Pará, sudeste do Amazonas, Tocantins e sul de Rondônia.