Tempo

Temporais retornam ao interior do Brasil neste fim de semana

De acordo com a meteorologia, há potencial para granizo e ventania no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amazonas

O último fim de semana de inverno já terá a cara da primavera em parte do interior do Brasil. Depois de três meses sem chuva expressiva, há previsão de pancadas em Mato Grosso do Sul. Também vai voltar a chover no norte do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e metade sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. A chuva virá na forma de temporais, com rajadas de vento moderadas, eventual queda de granizo e descargas elétricas.

No interior paulista, sul de Minas e no Rio de Janeiro, a chuva deve chegar na virada do sábado, 19, para o domingo, 20. “Essa primeira chuva é mais tempestuosa do que molhada propriamente dita”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar. Isso porque, segundo ele, os volumes ainda não serão elevados e regulares para garantir o plantio, algo que deve ser mais consolidado em outubro. No norte de São Paulo, assim como nas demais áreas do Sudeste, sem precipitações por enquanto.

No Norte, as instabilidades ganham força e serão acompanhadas de temporais em Rondônia, Acre, Amazonas e Pará. Chuva com trovoadas são esperadas inclusive no noroeste de Mato Grosso. Sem condições para o retorno das precipitações ao Tocantins, por enquanto.

Interior do Nordeste também ainda sem chance de chuva, mas com pancadas isoladas na faixa leste, por conta do transporte de umidade que vem do oceano. No sábado, o tempo segue firme ainda em grande parte do Sul.

Ao longo do domingo, a chuva fica restrita ao norte e faixa leste do Paraná, com acumulados que podem ser mais expressivos no litoral, devido ainda à influência de um sistema frontal em alto mar. Nas demais áreas da região Sul, o tempo segue firme, sem previsão de chuva por enquanto.

A presença de uma massa de ar frio vai tomar conta de todo o Sul do país, despencando as temperaturas nos três estados. Há condição para geada na Campanha e sul do Rio Grande do Sul.

No Sudeste, o sistema frontal avança e continua causando chuva, que agora consegue se espalhar sobre todo o estado de São Paulo, metade sul de Minas Gerais, todo o Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os ventos mudam de direção e as temperaturas diminuem em relação aos dias anteriores.

No Centro-Oeste, aos poucos, as instabilidades começam a se aproximar de Mato Grosso do Sul, oeste e norte do Mato Grosso e até mesmo no extremo sul de Goiás. O transporte de umidade começa a migrar em direção à região, e instabilidades no alto da atmosfera aumentam a condição para chuva em ambos os estados, que, por enquanto, ocorrem na forma de pancadas isoladas, sem grandes acumulados.

Norte do país com chuva espalhada ainda por grande parte da região, com potencial para temporais. O destaque fica para os elevados acumulados esperados em Rondônia, sudeste do Amazonas e sudoeste do Pará. Sem condição para o retorno da chuva ainda no estado do Tocantins.

No Nordeste, a chuva na faixa leste da região perde força.