Tempo

Veja quando novos temporais vão atingir o Sul do país

As fortes chuvas nos últimos dias causaram muitos prejuízos a produtores do Paraná e de Santa Catarina, conforme relatos recebidos pelo Canal Rural

O fim de semana foi marcado por fortes temporais no Paraná e em Santa Catarina. No sábado, a chuva com granizo atingiu a lavoura de tabaco do produtor Jocemar Slobodzian, em Prudentópolis (PR). Segundo ele, o prejuízo causado é de aproximadamente R$ 40 mil e o seguro só vai cobrir 30% do valor perdido.

Já no município de Presidente Nereu (SC), o galpão de ordenha do casal de produtores Simone e Ederson Resini foi abaixo após o forte temporal. As vacas que estavam sendo ordenhadas no momento da chuva ficaram presas nos escombros.

De acordo com a previsão do tempo, as chuvas darão trégua momentânea a essas áreas nesta segunda-feira, 5, mas devem voltar no fim da tarde de terça-feira, 6. “Teremos pancadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do paraná. Quarta-feira, apesar de a área de chuva diminuir, já há risco para temporais com ventos, raios e granizo no nordeste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina”, afirma a meteorologista Desirée Brandt, da Somar. O acumulado, no entanto, não deve ser significativo, variando entre 25 e 30 milímetros.

Na semana que vem, as chuvas devem ser mais significativas no norte de Santa Catarina e Paraná. Também tem risco de temporais, o que é comum nesta época por conta das nuvens carregadas que se formam com ajuda das altas temperaturas.