Tempo

Veja como as chuvas devem se comportar até o dia 15 de março

Previsão mostra que colheita pode ser prejudicada nas próximas semanas, mas produtor deve ficar atento às aberturas do tempo

O mês de março começa com chuvas persistentes em parte do Sul, no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Segundo a meteorologista da Somar Desirée Brandt, no fim da semana passada houve redução da chuva e permitiu a retomada da colheita em Mato Grosso, mas a situação volta a mudar.

“Amanhã será dia de chuva em boa parte do Brasil, com maiores acumulados no norte de Mato Grosso, Tocantins, norte de Goiás, metade sul do Maranhão e metade sul do Pará. De 1 a 5 de março, são aguardados até 100 milímetros nessas localidades”, disse.

A chuva também aumenta no noroeste do Paraná e Mato Grosso do Sul, com 70 milímetros. Em outras áreas do Paraná, a chuva segue alternada com momentos de sol.

A partir de quarta-feira, às áreas do Matopiba começam a ter chuva mais espaçada, com condição melhor para trabalhos de campo. Na quinta, a condição fica favorável no Pará e, no fim de semana, a boa notícia chega para Mato Grosso.

Para a próxima semana, continua a chover, mas os acumulados não serão tão elevados. Teremos 50 milímetros no Sudeste e Centro-Oeste. De 11 a 15, a quantidade de chuva diminui em todas as regiões.