Tempo

Vem muita chuva por aí! Confira na previsão do tempo

No entanto, uma boa área do Brasil permanece com tempo firme e temperatura que pode ultrapassar 33 °C

https://youtube.com/watch?v=uyFekue6edU+

Nesta quinta-feira (5), chove do Amazonas ao Rio de Janeiro, com grande volumes, e há risco para transtornos. Nessas áreas, o tempo será bem fechado e com chuva a qualquer hora do dia.

Atenção ao excesso de volume de água, que passa facilmente de 100 milímetros no centro-sul e leste do Amazonas, no Acre, em Rondônia, no centro-sul do Pará ,no Tocantins, na metade leste e norte de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no centro-leste e nordeste do estado de São Paulo e no nordeste de Mato Grosso do Sul.

Boa parte da chuva é causada por um corredor de umidade que vem da Amazônia, de uma baixa pressão a 1,5 km de altitude entre Minas Gerais, São Paulo e Goiás, e também devido à formação de uma frente fria na costa do Sudeste, associada a ciclone extratropical que se formou nos últimos dias na costa paulista.

Assim, os temporais mais fortes desta quinta estarão concentrados em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, norte de São Paulo, Goiás, Distrito Federal, parte de Mato Grosso e nordeste do Mato Grosso do Sul, além do Pará, Acre, Rondônia e Matopiba.

Destacam-se também os acumulados elevados, com mais de 70 milímetros, no Amapá e no norte do Pará, por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Chuva aumenta no Matopiba

Na região de Matopiba – que inclui porções dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia -, a chuva aumenta nos próximos dias. Pode haver forte intensidade e altos acumulados de chuva do sudoeste e oeste da Bahia até a porção central de Tocantins.

Além do corredor de umidade que vem da Amazônia, há a borda de um vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera (VCAN).

As pancadas de chuva no sul do Maranhão fizeram os produtores darem uma pausa nas máquinas em campo para o plantio do algodão.

Temperatura sobe

Do Rio Grande do Sul até o centro-oeste de Mato Grosso do Sul, o tempo será firme. Além disso, o calor aumenta, com alguns locais atingindo temperatura de mais de 33 °C.

Atenção: nas horas mais quentes do dia, a umidade deve cair bastante nessas áreas, com valores abaixo de 30%. A umidade pode ficar abaixo de 20% nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha e porção central do território gaúcho.

Mesmo assim, com o ar frio atuando mais no leste da região Sul e mais a perda radiativa, as temperaturas caem bastante na madrugada e no início da manhã desta quinta na Serra Catarinense. Há risco de geada nos pontos mais altos da região.

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.