Tempo

Verão começa com invernada em áreas do centro e Norte do país

Em uma faixa que vai do Espírito Santo até a região Norte, a expectativa é de grandes acumulados. No noroeste de Minas Gerais são esperados até 250 mm

O destaque da meteorologia para os primeiros 15 dias do verão é a formação de uma nova invernada nas áreas mais ao Norte. Em uma faixa que vai do Espírito Santo até a região Norte, a expectativa é para grandes acumulados. No noroeste de Minas Gerais são esperados até 250 mm pelos próximos 15 dias.

Como é característico da invernada, as chuvas nessas regiões serão persistentes e temperaturas mais baixas, com até 6°C abaixo do normal na Bahia, norte de Minas, norte de Goiás e Tocantins.

Por outro lado, o Sul segue com tempo firme e muito calor. Até o dia 5 de janeiro, a previsão é para 40 °C em áreas do oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.

A chuva segue forte na metade Norte do país. Para esta quarta (22), os maiores volumes acontecem em uma faixa que vai desde o litoral da Bahia até Rondônia. Para o Sul também há previsão para chuvas, inclusive em forma de tempestades, mas será uma chuva passageira, segundo a previsão do tempo.