Diversos

Terminal de Contêineres de Paranaguá movimenta maior volume mensal de carnes na história

Em agosto, o terminal movimentou mais de 20 mil de unidades de contêiner de 20 pés, o maior número de cargas refrigeradas já movimentado por qualquer terminal

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) terminou o mês de agosto com a maior movimentação de cargas refrigeradas da sua história: foram 20.709 TEUs (unidades de contêiner de 20 pés). O alto volume é também o maior número de cargas refrigeradas já movimentado por qualquer terminal de contêineres brasileiro em um único mês, e foi impulsionado pelo mercado de carnes de frango, principal commodity movimentada pela TCP.

Segundo Thomas Lima, diretor comercial e institucional da empresa, existe uma busca do mercado de proteínas por portos com maior capacidade. “A TCP possui uma liderança histórica no segmento de carnes e congelados. Investimos em nossa estrutura para receber esse tipo de carga, e hoje garantimos espaço e flexibilidade para os nossos clientes”, diz.

A quantidade de alimento exportada em agosto pelo terminal seria suficiente para suprir o consumo diário de carne da cidade de São Paulo por quase três meses, considerando a média nacional. Thomas Lima ressalta que o recorde de volume é uma soma de vários fatores como estrutura, plataforma logística, e o bom alinhamento entre TCP, as Autoridades Marítimas, Portuárias e armadores. “A TCP compõe o maior corredor de exportação de carne de frango do mundo. Somos referência internacional no mercado portuário, e trabalhamos continuamente na melhoria de nossos serviços para garantir a credibilidade de nossos clientes nos seus respectivos mercados”, completa o diretor.

Atualmente, 78% das exportações de congelados movimentados pela TCP têm origem no Paraná, 7% no Mato Grosso do Sul, 6% em Santa Catarina, 5% em São Paulo, e os demais 4% têm origem em diferentes estados.