Estratégia: JBS deixa de comprar boi gordo nesta quinta | Canal Rural

Estratégia: JBS deixa de comprar boi gordo nesta quinta

Desde segunda-feira, antes mesmo dos maiores impactos na direção da empresa, o mercado já estava se movimentando neste sentido

Fonte: Flavia Fiorini / Embrapa Monitoramento por Satélite

A JBS se ausentou das compras de boi gordo em todas as praças nesta quinta-feira, dia 14. De acordo com o analista da Scot Consultoria Alex Lopes da Silva, a movimentação faz parte, provavelmente, de uma estratégia da empresa e não teria relação com a mudança na presidência da JBS ou questões judiciais.

“É uma estratégia para mexer com o mercado, tanto é que as ações da JBS subiram durante o dia, o que comprova que é um movimento calculado”, disse o analista.

Segundo Alex, desde segunda-feira, antes mesmo dos maiores impactos na direção da empresa, o mercado já estava se movimentando. “Desde o final de julho vinha-se trabalhando com falta de matéria-prima e no início da semana tivemos os estoques mais abastecidos, o que fez os frigoríficos pressionarem um pouco mais o mercado”, disse.

Mesmo com essa decisão da JBS, algumas praças apresentaram alta de preço nesta quinta-feira, mas a expectativa é de uma tendência baixista. “Precisamos ver o comportamento da JBS. Se ela sair das compras teremos um número menor de compradores, mas acredito que isso não dure muito tempo, pois vivemos um momento de escassez da matéria-prima”, completou.

Sair da versão mobile