Gado engorda até 1,3 kg por dia após orientação técnica em MS

Boi

Gado engorda até 1,3 kg por dia após orientação técnica em MS

Produtor rural calcula ganhos na engorda do gado de até 1,3 KG por dia, após aplicar o sistema integração com lavoura e pecuária, com orientação do Senar/MS

O gado do produtor rural Roger Bolsoni, de Tacuru (MS), está ganhando até 1,3 quilo por cabeça ao dia. Isso é mais do que a média de ganho de peso no estado e até no país, de acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar-MS).

O segredo para o salto de produtividade está na implementação de um sistema integrado de produção com grãos e pecuária na mesma propriedade. Tudo com acompanhamento da assistência técnica e gerencial em bovinocultura de corte oferecida pela entidade.

“Resolvemos fazer uma área de integração com lavoura e pecuária. Com orientação, conseguimos resultados expressivos no gado. Então, também o pequeno produtor, que quer fazer um trabalho diferenciado na propriedade e investir um pouco mais em termos de adubação, correção do solo, pode obter ganhos, aumento de produtividade, sem precisar adquirir novas áreas”, avalia o produtor.

Bolsoni afirma que o Senar tem feito um ótimo trabalho de fortalecimento com o pequeno produtor, aproximando-o de técnicos, veterinários e agrônomos. “Quem tem alguma dificuldade, pode procurar o sindicato do seu município, que também é um grande parceiro do Senar. Pode solicitar esse auxílio, que todos os envolvidos estão à disposição para ajudar da melhor forma possível”, diz.

Dicas de manejo do gado

Você está tendo problemas com carrapato bovino, mosca-dos-chifres ou leptospirose bovina? O Canal Rural publicou alguns conteúdos nos últimos dias com dicas de especialistas para contornar esses problemas. Confira:

Sair da versão mobile