Preço do boi se manteve firme no primeiro bimestre de 2018, diz Cepea | Canal Rural

Preço do boi se manteve firme no primeiro bimestre de 2018, diz Cepea

Os custos de produção, em contrapartida, tiveram leve aumento, puxados pelas valorizações da suplementação mineral, dos combustíveis e da mão de obra

Fonte: divulgação

Após um 2017 conturbado para o mercado pecuário, 2018 se inicia com relativa estabilidade nos preços da arroba, de acordo com levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O indicador Esalq/BM&FBovespa do boi gordo recuou ligeiro 0,58% no primeiro bimestre.  

Pelo lado dos custos de produção, no mesmo período, houve pequena alta acumulada de 0,66% no Custo Operacional Efetivo (COE) e de 0,53% no Custo Operacional Total (COT), que engloba pró-labore e depreciações. Essas variações são referentes aos 13 estados que compõem a média Brasil, calculada pelo Cepea em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA).

A elevação nos custos nestes primeiros meses de 2018 esteve atrelada, principalmente, às valorizações da suplementação mineral, dos combustíveis e da mão de obra.

Quanto ao mercado de boi nestes últimos dias, de 14 a 21 de março, o indicador do boi caiu ligeiro 0,4%, fechando a R$ 144,40 nessa quarta-feira, dia 21. De modo geral, tanto compradores quanto vendedores se posicionam de maneira recuada.

Sair da versão mobile