Queda no poder de compra do recriador diminui aquisição de animais | Canal Rural

Queda no poder de compra do recriador diminui aquisição de animais

A relação de troca entre arrobas de boi gordo e bezerro desmamado aumentou 1,8%, segundo a Scot Consultoria

Fonte: Ana Terra Dantas/Embrapa

O mercado de reposição está com dificuldade para ganhar ritmo e o cenário de lentidão se arrasta há semanas. Segundo a Scot Consultoria, no balanço geral, na média de todas as categorias e estados pesquisados, as cotações  fecharam com queda de 0,1% frente ao levantamento da última semana.

Com as cotações de reposição sem variações e a arroba do boi gordo caindo, o poder de compra do recriador diminuiu.

Tomando como base a praça de São Paulo, comparando as cotações de março até o momento, a arroba do boi gordo caiu 2,4%. Já a cotação do bezerro de desmama não teve alterações.

Diante disso a relação de troca entre arrobas de boi gordo e bezerro desmamado aumentou 1,8% considerando a média do mesmo período. Atualmente são necessárias 8,14 arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro desmamado em São Paulo. Esse fator diminui o ímpeto dos compradores e o mercado não ganha movimentação.

Além disso, do outro lado, ainda com respaldo da qualidade das pastagens, os vendedores endurecem as negociações e não entregam os animais a preços menores.

Entretanto, em algumas regiões a ausência de chuvas já começa a refletir na qualidade das pastagens e, no curto prazo, isso pode fazer com que os vendedores se lancem aos negócios com menor resistência. Fato que pode pressionar as cotações.

Sair da versão mobile